quarta-feira, 10 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 08- Português

Leia o texto e em seguida responda as seguintes questões:
  
                                   "O Capitão e o moço"

      "- Capitão, o menino está preocupado e muito inquieto devido à quarentena que o porto nos impôs. 
      - O que te inquieta, menino? Não tens comida suficiente? Não dormes o suficiente?
      - Não é isso, Capitão. É que não suporto não poder ir à terra e abraçar minha família.
    - E se te deixassem sair do navio e estivesses contaminado, suportarias a culpa de infectar alguém que não tem condições de aguentar a doença?
      - Não me perdoaria nunca, mas para mim inventaram essa peste.
      - Pode ser, mas e se não foi inventada?
    - Entendo o que queres dizer, mas me sinto privado da minha liberdade, Capitão, me privaram de algo.
      - E tu te privas ainda mais de algo.
      - Está de brincadeira, comigo?
    - De forma alguma. Se te privas de algo sem responder de maneira adequada, terás perdido.
     - Então quer dizer, segundo me dizes, que se me tiram algo, para vencer eu devo privar-me de mais alguma coisa por mim mesmo?
     - Exatamente. Eu fiz quarentena há 7 anos atrás.
     - E o que foi que tiveste de te privar?
    - Eu tinha que esperar mais de 20 dias dentro do barco. Havia meses em que eu ansiava por chegar ao porto e desfrutar da primavera em terra. Houve uma epidemia. No Porto Abril nos proibiram de descer. Os primeiros dias foram duros. Me sentia como vocês. Logo comecei a confrontar aquelas imposições utilizando a lógica. Sabia que depois de 21 dias deste comportamento se cria um hábito, e em vez de me lamentar e criar hábitos desastrosos, comecei a comportar-me de maneira diferente de todos os demais. Comecei com o alimento. Me impus comer a metade do quanto comia habitualmente. Depois comecei a selecionar os alimentos de mais fácil digestão, para não sobrecarregar o corpo. Passei a me nutrir de alimentos que, por tradição histórica, haviam mantido o homem com saúde.
    
O passo seguinte foi unir a isso uma depuração de pensamentos pouco saudáveis e ter cada vez mais pensamentos elevados e nobres. Me impus ler ao menos uma página a cada dia de um argumento que não conhecia. Me impus fazer exercícios sobre a ponte do barco. Um velho hindu me havia dito anos antes, que o corpo se potencializava ao reter o alento. Me impus fazer profundas respirações completas a cada manhã. Creio que meus pulmões nunca haviam chegado a tamanha capacidade e força. A parte da tarde era a hora das orações, a hora de agradecer a uma entidade qualquer por não me haver dado, como destino, privações graves durante toda minha vida.

   O hindu me havia aconselhado também a criar o hábito de imaginar a luz entrando em mim e me tornando mais forte. Podia funcionar também para as pessoas queridas que estavam distantes e, assim, integrei também esta prática na minha rotina diária dentro do barco.

   Em vez de pensar em tudo que não podia fazer, pensava no que faria uma vez chegado à terra firme. Visualizava as cenas de cada dia, as vivia intensamente e gozava da espera. Tudo o que podemos obter em seguida não é interessante. Nunca. A espera serve para sublimar o desejo e torná-lo mais poderoso. Eu me privei de alimentos suculentos, de garrafas de rum e outras delícias. Me havia privado de jogar baralho, de dormir muito, de praticar o ócio, de pensar apenas no que me privaram.

   - Como acabou, Capitão?

   - Eu adquiri todos aqueles hábitos novos. Me deixaram baixar do barco muito tempo depois do previsto.

   - Privaram vocês da primavera, então?

   - Sim, naquele ano me privaram da primavera, e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim."

                                                                                                                                                             (Alessandro Frezza)

     1-  Quem são as personagens principais do texto e qual é a personagem secundária?
    2-   Onde se passa a narrativa?
    3-   Qual o problema enfrentado pelos nossos personagens?
    4-   O que vem a ser uma quarentena?
     5-  O que inquieta tanto um dos personagens da narrativa?
    6-  Em um certo momento ele afirma que o privaram de sua liberdade, o que ele não podia mais fazer?
    7-  Você também acha que está sendo privado de sua liberdade nestes dois últimos meses? Justifique sua resposta.
    8-  Um dos personagens conta, que ele já passou por algo parecido 7 anos atrás. O que ele fez na época?
    9-  O texto nos traz alguns ensinamentos. O que ele quer nos mostrar?    
    10- Na sua opinião, que epidemia é retratada no texto?


                  OBSERVAÇÕES

A atividade deverá ser entregue até o dia 12 de junho e se possível fazê-lo e entregá-lo pelo Google Classroom. Abraços da professora Maria

Aula não presencial - Semana 04
Aula 07- Inglês
Hello everybody!
Semana passada estudamos o passado simples negativo dos verbos regulares. Hoje, vamos ver a forma interrogativa.  Para conjugar o verbo no passado simples:

- Preciso usar um verbo auxiliar (did ) para fazer perguntas. Ele não significa nada, ele apenas é um verbo auxiliar que mostra que estou fazendo uma pergunta no passado.
- Meu verbo principal não vai mais precisar “ED” no final. Ele volta para a forma normal dele. Exemplo:
         I visited my parentes last week. – (Eu visitei meus pais na semana passada) – AFIRMATIVO
         I didn’t visit my parentes last week – (Eu não visitei meus pais na semana passada) – NEGATIVO
         Did you visit your parentes last week? (Você visitou seus pais na semana passada?) -ITERROGATIVO
Vejam que acrescentei o did na pergunta e o verbo perdeu o ‘ed’.
Vamos ver como ficarão todas as pessoas no passado interrogativo:
VERBO AUXILIAR
SUJEITO
VERBO + COMPLEMENTO
Tradução
Did
I
go shopping?
Eu fiz compras?
Did
You
go shopping?
Você fez compras?
Did
He
go shopping?
Ele fez compras?
Did
She
go shopping?
Ela fez compras?
Did
It (neutro)
go shopping?
Ele/Ela fez comoras?
Did
We
go shopping?
Nós fizemos compras?
Did
You
go shopping?
Vocês fizeram compras?
Did
They
go shopping?
Eles/Elas fizeram compras?
 

1. Make questions from the sentences below. (Faça perguntas das afirmações abaixo).

a. I studied mathematics yesterday. Did I study mathematics yesterday?
b. He painted a wall at school. Did he paint a wall at school?
c. I played the computer. _____________________________________________________?
d. They closed the door. ______________________________________________________?
e. The kids opened the window. ________________________________________________?
f. We talked to the neighbors. __________________________________________________?
g. She liked the soup. ________________________________________________________?
h. I decided to go to Oxford. ___________________________________________________?
i. You loved my dog. _________________________________________________________?
j) We worked yesterday ______________________________________________________ ?
k) I finished my homework. ___________________________________________________?

2) Rewrite the sentences both in the negative and interrogative forms. (Reescreva as frases usando a forma negative e interrogative). Podem usar o dicionário para ajudar na compreensão das palavras.

  1. I walked (caminhei) to school. – exemplo:
NEG.  I didn’t walk to school.
INT. Did you walk to school?
2.        The car stopped (parou) at the traffic lights (sinaleira).
NEG. ___________________________________
INT. ____________________________________
  1. The boys played chess (xadrez).
NEG. __________________________________
INT. ___________________________________

  1. I talked (conversou) to Andrew.
NEG. _________________________________
INT. __________________________________
  1. Bia worked(trabalhou) till (até) late (tarde).
NEG. ________________________________
INT. _________________________________
  1. The baby cried (chorou) all night (a noite toda).
NEG. ________________________________
INT. _________________________________

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 04
Aula 06- Religião - Prof. Vilson

2. Responda as atividades em seu caderno de Ensino Religioso:

a) Qual era a parte mais importante do corpo?
b) Quais os motivos de ser a parte mais importante do corpo?
c) Você poderia listar dez (10) de amigos(as) mais especiais (anote);
d) Sente falta deles? Do que exatamente sente falta?
e) Crie uma mensagem muito especial e envie ao seu/sua melhor amigo(a).
Obs.: A mensagem deve estar escrita ou colada no seu caderno para que o professor possas verificar quando as aulas retornarem

Boa semana a todo(as)! Prof. Vilson F. Selch




Aula não presencial - Semana 04
Aula 06- Religião - Profª Ester

Conforme levantamento no início do ano pelas turmas, estes foram alguns dos assuntos escolhidos por vocês. Então na sequência tem uma pequena introdução dos temas.
Data do retorno:19-06-2020. Fazer no caderno e enviar uma foto com as respostas.

VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS

           Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé.
As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.
         As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros.
             Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:

 Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12).

Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé).

Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda).

Hinduismo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)

Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).

ATIVIDADES
  
              1. Responda as questões abaixo em seu caderno:
                a)    Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas
                b)    Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?
                c)    Como as religiões podem contribuir com a humanização dos indivíduos?

Aula não presencial - Semana 04
Aula 05- História

Conforme o que estudamos este ano, vamos para um trabalho na sequência:
Usar o caderno para responder as atividades no caderno, após enviar uma cópia com foto ou fazer no word para enviar.
Data da entrega: data da devolução:19-06-2020.

MARQUE C0M V PARA AS ALTERNATIVAS CORRETAS E COM F AS ALTERNATIVAS FALSAS:

1-    (   ) A palavra feudo é de origem germânica.

2-    (   ) A sociedade feudal era estamental,  que quer dizer a posição social dependia do  seu nascimento.

3-    (   ) No sistema feudal o poder do rei era centralizado.

4-    (   ) Os reis costumavam dar terras para a Igreja.

5-    (   ) O hábito de aplicar as leis era de acordo com os costumes.

6-    (  ) O clero era formado pelos membros da Igreja Católica.

7-    (   ) A economia feudal estava baseada na Indústria.

8-    (   ) A sociedade medieval era hierarquizada.

9-    (   ) O feudo não era autossuficiente.

10- (   ) Quem concedia um feudo era o vassalo.

11- (   ) Quem recebia um feudo é o suserano.

12- (   ) O feudalismo se formou durante a crise do Império Romano e ganhou impulso no século V com a invasão dos povos bárbaros.

13- (   ) O Feudalismo predominou durante a Idade Moderna na América.

14- (   )  No feudalismo ocorriam trocas de produtos.

  RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

15- Explique a frase: A decadência do Império Romano do Ocidente, as invasões bárbaras e a ascensão do cristianismo causaram uma série de mudanças sociais, econômicas, políticas na Europa:  
     
     16- Cite três povos germânicos:

17-  A-  O que era o feudo.....................................................................

B- Quem era o Senhor feudal....................................................................
            C- Quem era Servos......................................................................
            D-  Quem era Clero.................................................................

     18- Por que os cristãos foram perseguidos no Império Romano?

19- Quem eram os bárbaros?

20- Caracterize os HUNOS:

Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- Alemão

Lehrerin:  Frau Wiest

Seite 64 – 65 (As atividades abaixo foram retiradas do seu livro de alemão)
*Fazer no seu livro e enviar uma foto anexando-a no Google Sala de aula ou e-mail
da professora : ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br 

1.        Was gibt es zu trinken? (O que há para beber?)
   Hör zu und sprich nach. (Ouvir e repetir) https://m.soundcloud.com/user-280618891/faixa- 33/s-r0gG5?in=user-280618891/sets/wie-gehts-band-1/s-0fHtk


        1.        Suchrätsel (Caça-palavras)


*Esceva as palavras do caçã-palavras classificando-as em “zu essen” e “zu trinken”



Frau WIest