terça-feira, 26 de maio de 2020

Aula não presencial - Semana 02
Aula 07- Educação Física

Olá alunos! Pensando em todas atividades de educação física ao longo dos anos escolares que você realizou, esportes, brincadeiras, jogos e exercícios em geral. Faça uma lista do que você pode adaptar em sua casa e colocar em prática usando os materiais que você tem e adaptados. Uma dica! Vá tentando e logo após registre se deu certo e se possível me mande esse registro em vídeo ou relato escrito.

Professor Gerson


Aula não presencial - Semana 02
Aula 06- Inglês

Queridos alunos (as)! Saudades de vocês!
Antes da pandemia começamos a estudar o passado simples dos verbos. Assim, começo fazendo uma revisão.
No inglês, nós temos verbos regulares e verbos irregulares no passado. Nós começaremos com os verbos regulares. Regulares porque todos vão terminar em ‘ED’. Vou ter que acrescentar o ‘ed’ no final do verbo para mostrar que ele está conjugado no passado. Vamos ver um exemplo: I visit my grandparents. (Eu visito meus avós) – presente. I visited my prandparents. (Eu visitei meus avós) - passado.

Passado do Verbos Regulares
Vamos a algumas peculiaridades sobre os verbos no passado regular:
1 – Os verbos regulares, em inglês, possuem uma única terminação para o passado: ed.
     Exemplo:
I visited
(Eu visitei)
You visited
(Você visitou)
He visited
(Ele visitou)
She visited
(Ela visitou)
It visited
(Ele/ela visitou)
We visited
(Nós visitamos)
You visited
(Vocês visitaram)
They visited
(Eles/Elas visitaram)
     
2 – Os verbos terminados em e, no infinitivo, acrescentam apenas d, no passado.
      Exemplo: I dance (eu danço) –  I danced (Eu dancei), you danced ...
3 – Os verbos terminados em y precedido de consoante formam o passado mudando o y por ied.
      Exemplo: I study – (eu estudo)  - I studied (eu estudei), you studied .....
4 – Se o verbo terminar em sílaba tônica formada por consoante / vogal / consoante (CVC),  dobra-se a última consoante e acrescenta-se ed.    Exemplo: I stop – (eu paro) – I stopped (eu parei), you stopped ....

ACTIVITIES


1. Preencha com o verbo no passado simples que se encontra entre parênteses:
a. Glenda  TALKED      (talk) to me (comigo) an hour ago (atrás).                                    Talk = conversar
b. We  WALKED  (walk) to school yesterday (ontem).                                                       Walk = caminhar
c. I  ____________________ (enter) this group (grupo) in January.                                    Enter = entrar
d. Those (aqueles) students _________________ (work) hard last year.                             Work = trabalhar
e. He ____________________ (wait) a long time (longo tempo) to see (ver) you.              Wait = esperar
f. My parents (pais)___________________ (invest) all their money (dinheiro) in the
stock market (bolsa de valores).                                                                                             Invest = investir
g. Your friend ____________________ (deliver) your books last(passada) night.               Deliver = entregar
h. The little dog (cachorrinho) ____________________ (follow) her for two hours.           Follow = seguir
i. He ___________ (love) his dog very much (muito)                                                           Love = amar
j. John ____________ (stop) the car at the corner (na esquina).                                            Stop =parar
k. She ______________ (study) a lot in order to (para) pass (passer) the exams.                 Study = estudar
l. A tornado _______________ (destroy) the whole (toda) village last week.                       Destroy = destruir


2.  Escreva o passado dos seguintes verbos. Reveja as regras 1 a 4 acima.
To answer (responder)
answered (respondeu)
To save (salvar)
saved (salvou)
To cross (cruzar)

To visit (visitar)

To dance (dançar)

To clean (limpar)

To paint (pintar)

To live (morar)

To listen (escutar)

To work (trabalhar)




Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Português


EMPATIA
   
    Muito tem se ouvido esta palavra nos últimos dois meses. Mas o que vem a ser empatia?  Procurem o significado desta palavra, escrevam o significado no caderno ou no grupo da turma, depois façam um acróstico com a palavra e enviem uma foto da atividade realizada.

                   E
                   M
                   P
                   A
                   T
                    I
                   A

   As palavras formadas precisam ter alguma coisa relacionada com a situação que estamos vivendo.
    Abraço, profe. Maria
Aula não presencial - Semana 02
Aula 04- Arte

Tema: Solidariedade/água

A música é uma forma de expressão da arte e nos auxilia neste momento de incertezas no sentido de nos sentirmos mais tranquilos e alegres. Traz momentos de relaxamento e introspecção, dando a nossa imaginação diversas possibilidades de explorá-la.
Nosso objeto de estudo para hoje é a música do cantor Guilherme Arantes, PLANETA ÁGUA
·      A primeira tarefa será que vocês ouçam mais uma vez a música, já trabalhada no Ensino Religioso, com bastante atenção, e imaginem os lugares que a música cita e descreve em sua letra, assim poderão perceber mais detalhes que ajudarão na realização da próxima atividade.
·       Reflexão: A música nos leva a refletir o quanto a água é importante na vida do planeta e a responsabilidade que temos em preservar este bem tão precioso para todas as formas de vida. No momento em que fizemos a nossa parte no uso racional e nos conscientizamos para não poluirmos, estamos sendo solidários com as condições de vida de todos os seres vivos. Pense nisso!
·       Tenho certeza que todos imaginaram lugares lindos e cheios de vida enquanto ouviam a música. Agora chegou a hora de colocar estas imagens no papel em forma de desenho. Sejam bastante detalhistas no desenho, usem e abusem do colorido. Façam uma margem de 2cm. Bom trabalho. Capricho é importante!

PLANETA ÁGUA  -  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Aula não presencial - Semana 02
Aula 03- Ciências


Pesquisa relacionada ao COVID-19

1. Descreva o COVID-19.
2. Quais são os sintomas do COVID-19?
3. Quais são as pessoas mais suscetíveis a complicações relacionadas ao COVID-19 (grupos de risco)?
4. Na sua casa há alguma pessoa considerada do grupo de risco? Comente.
5. De que maneiras podemos evitar a circulação desse vírus?

Copiar as perguntas e respondê-las no caderno. Tirar uma foto e enviar para a escola.
Bom trabalho!
Aula não presencial - Semana 02
Aula 02 - Geografia

Olá turmas do sexto anos: 6º-01 e 6º-02, Eu professora Ester, estou bem e espero que vocês e suas famílias também! E no meio desta pandemia, mesmo estando longe fisicamente, aos poucos vamos voltar a estudar. 

Então, um dos conteúdos que estávamos estudando em GEOGRAFIA era sobre as paisagens. Lembram das naturais (criadas por Deus) e as modificações que homem fez (materiais). Fizeram desenhos sobre as paisagens. Então para relembrar tem essas atividades para vocês fazerem. Quem conseguir envia pelo mesmo programa e quem não conseguir faça no caderno, mas o responsável precisa assinar.

DATA DA ENTREGA: ATÉ 01-06-2020

Questão 1.
Observe a imagem, leia o texto e responda:


 Foto recente de praia. Comunidade faz mutirão e recolhe lixo em praia de Arembepe.  Evento ocorreu [...] para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Disponível em: G1 Bahia, 16 set. 2017. Acesso em: 2 jul. 2018.


(A)    A imagem e a manchete se complementam, pois em ambas é possível verificar ações do ser humano para preservar o ambiente.
(B)     Apesar de a imagem mostrar uma praia suja, isso ocorre em poucos lugares do mundo, pois, como apresenta a manchete, o ser humano se conscientizou sobre suas ações na natureza, havendo um equilíbrio em sua interação.
(C)     Apesar de haver ações para reduzir o descarte desapropriado de resíduos, como apresenta a manchete, ainda é necessário um grande trabalho de conscientização, pois o ser humano segue poluindo e desequilibrando a natureza.
(D)    Não é preciso se preocupar com o descarte desapropriado de resíduo em praias, pois todas as praias são limpas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Questões 2 a 4.

Leia o texto e responda as questões de 2 a 4.

   O texto abaixo apresenta a história da transformação da rua em que o senhor Francisco, de 55 anos, mora desde que era menino.

    Quando eu era moleque, essa rua aqui era muito diferente. Para começar, não tinha nenhum prédio alto não, eram todas casas térreas e o calçamento era feito com paralelepípedo, não tinha asfalto em todo lugar como é comum se ver hoje. No final da rua, que sempre foi sem saída, tinha um pequeno córrego e havia também muita árvore de frutas. Eu comia manga quase o ano todo, era só ir buscar no final da rua. Hoje aqui tem esse mundaréu de prédio, só sobrou minha casa e mais duas do lado. E as árvores do final da rua... ah, essas se foram todas, para dar lugar a uma gráfica. Não tem mais manga aqui, planta mesmo, só esses matinhos de enfeite que colocaram pra embelezar a frente “matinhos” de enfeite que colocaram pra embelezar a frente ” de enfeite que colocaram pra embelezar a frente dos prédios.

2. Indique as alterações que ocorreram na rua do senhor Francisco.
  
3. Identifique algum elemento que permaneceu sem alteração na rua do senhor Francisco.
  
 4. Descreva os elementos naturais e construídos presentes no texto:

 5. Agora descreva como é a sua rua onde mora. Faz tempo que moras ali? Que modificações observaram durante os últimos anos, meses? Se não moras ali a muito tempo, escreva como era o lugar a rua onde moravas. Use todos os detalhes.

Aula não presencial - Semana 02
Aula 01 - Língua Alemã

Hallo, liebe Schüler!

Você já imaginou o mundo sem algumas coisas, as quais tanto utilizamos?
ohne Telefon?
ohne TV?
ohne Auto?

*Converse em casa e escute as histórias que a tua família tem a contar. Os adultos sempre tiveram telefone? E internet? Como escutavam música?
  
    A Alemanha é conhecida por grandes invenções – do automóvel à aspirina e à fissão nuclear.

Mas você sabia que o país originou outros itens do dia a dia, como filtro de café?

Atividades:

1.      Leia os slides sobre as invenções genuinamente alemãs.

2.      Reflita: Tivemos que “nos reinventar” nesse tempo de Pandemia. O momento exige de nós precaução e criatividade. 

O que você e a sua família inventaram ou reinventaram nesse momento para passar o tempo sem sair de casa, ou para economizar nas despesas da casa? Conte-me em uma frase escrita em língua alemã (tempo presente) ou quem não tiver acesso a dicionário, dicionário on-line, pode ser em português.

z.B.: Wir backen Brot.
    (por exemplo)

Desejo que todos fiquem bem e vamos aguardar cheios de esperança pela INVENÇÃO da vacina e cura desse vírus cruel que assola o mundo!                                  
                                                 Viele Grüβe, Frau Wiest

OBSERVAÇÃO: Para visualizar as imagens em tamanho maior, dê um clique na figura.