terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 11 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Atividade QUIZ.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
a) Tenha por base as atividades e textos indicados para os períodos de estudos das semanas anteriores.
b) Responda ao Formulário "Quiz":https://forms.gle/f218oFx9vCqC8kYW9
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).
Boa semana!
Aula não presencial - Semana 14
Aula 10 - Ciências

Olá! Tudo bem? Nessa semana, falaremos um pouco sobre os grupos de seres vivos. Para isso, vocês deverão fazer a leitura do texto, colar ou copiar o texto no caderno, responder às questões a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.

Os grupos de seres vivos
Os cientistas agrupam os seres vivos com base em semelhanças no corpo, no funcionamento e no desenvolvimento do organismo, no modo de reprodução e por semelhanças entre seus genes. Os seres vivos podem ser divididos em grupos inclusivos, como: reinos, os reinos podem ser divididos em grupos menores, os filos; estes, em classes; depois em ordens, famílias, gêneros e espécies.
O reino dos animais, por exemplo, está dividido em vários filos. No filo dos cordados (Chordata), por exemplo, encontram-se, entre outros, os animais que apresentam coluna vertebral. Nele estão incluídos o ser humano, os sapos, os peixes, etc. Cada filo, por sua vez, pode ser subdividido em grupos menores, chamados de classes. Por exemplo, o filo dos cordados inclui, entre outras: a classe das aves e a classe dos mamíferos. As classes são divididas em ordens. Na classe dos mamíferos, por exemplo, estão a ordem dos carnívoros (onças, gatos, lobos, cães, leões, etc...) e a ordem dos primatas (gorilas, chimpanzés, ser humano, etc...). Cada ordem é dividida em famílias. A ordem dos carnívoros, por exemplo, engloba várias famílias, como a dos canídeos (família dos lobos e dos cães); e a dos felídeos (família das onças e dos gatos). Uma família é composta de gêneros. Na família dos felídeos, estão o leão e a onça-pintada, que fazem parte do gênero Panthera. Cada gênero pode reunir várias espécies, como por exemplo, a onça-pintada – cuja espécie é Panthera onca – o leão (Panthera leo) e o tigre (Panthera tigris).

1. Com base em que os cientistas agrupam os seres vivos?
2. Em que grupos inclusivos os seres vivos são divididos?
3. Em relação à espécie humana, complete os espaços vagos:
Reino


Chordata
Classe

Ordem


Hominidae
Gênero


Homo sapiens

Aula não presencial - Semana 14
Aula 09 - Alemão

HALLO!! WIE GEHT’S?

Olá! Como vai?  A proposta para essa semana será um pouco diferente, envolve um clipe da música “Wir sind alle wie eins” (Somos todos como um) e a mensagem que ela nos traz. Atenção para as tarefas:

Assistir ao video :

Realizar, no caderno, a atividade anexada. Explicação dos enunciados:

1. Marcar as palavras que aparecem na música. (apenas 10 estão corretas)
2. Procure as traduções das palavras e escreva nos espaços.
3. Preencher as lacunas com as palavras listadas.

Ler o arquivo enquanto a música toca novamente (frases e alemão e português), depois escrever se gostou, e o que pensou sobre a mensagem transmitida pela música. Não esquecer de enviar a foto da atividade realizada no caderno, postando na plataforma Google Sala de aula. 
Para acesso às atividades clique nos endereços abaixo:
link 1: https://drive.google.com/file/d/1whSG_ntIp4YttN9hQpMAotLlvkxYPHQZ/view?usp=sharing
link 2: https://drive.google.com/file/d/1pYop4RzDQQ15js7m88KNWznKHqtpK4EI/view?usp=sharing





Aula não presencial - Semana 14
Aula 08 - Educação Física

Lutas:

A partir dessa semana, iremos aprender um assunto novo nas aulas de Educação Física: luta. Você sabe o que essa palavra significa? A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas. A luta é uma disputa em que o oponente deve ser atacado, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, e caracteriza-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Na maioria das lutas, antes de iniciá-las, existe saudações que são formas de cumprimentar respeitosamente as pessoas que as praticam; elas podem ser feitas em pé ou de joelhos. Ao praticar uma luta, podemos nos propiciar benefícios como momentos de lazer, aprimoramento das capacidades físicas e motoras, elevação da autoestima, desenvolvimento dos diversos aspectos do comportamento humano e da cidadania, melhora na qualidade de vida e ampliação da cultura corporal do movimento.



Huka-Huka: a Luta Indígena genuinamente Brasileira

Todos nós já estamos cansados de saber que além do país do futebol nós também somos o país do BJJ, porém além do Jiu Jitsu Brasileiro nosso país também outra arte marcial 100% desenvolvida no território tupiniquim. Os índios brasileiros também tem sua própria arte marcial que utiliza de uma pintura especial no corpo, panos grossos para proteção das articulações, pele de onça na cintura e até colares feitos de placas de caramujos. Estamos falando do HUKA-HUKA, este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996, esses Jogos são uma espécie de Olimpíadas entre povos nativos e o evento acontece de dois em dois anos em um local diferente do país. O Huka-huka, além de esporte, também possui um caráter ritualístico e disciplinar, sendo uma forma encontrada pelos nativos de promover a sua cultura e de participar na vida da tribo. Como luta ritual, o huka-huka é praticado durante o Quarup (ritual de homenagem aos mortos ilustres) e possui simbolismo competitivo, onde a força e virilidade dos jovens é testada. A arte marcial está inserida em um amplo contexto de competições realizadas em virtude do Quarup. Cada aldeia tem seus melhores lutadores, que se apresentam escolhidos pela comunidade como principais. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários oc chamando pelo nome. O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos, baseada em quedas, imobilizações e chaves

A luta se inicia com os atletas de joelhos, onde os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Essa luta está presente em vários de nossos rituais e significa status para o vencedor. Se ganha o respeito da aldeia e de outras aldeias, felicidade para a família e grande orgulho da comunidade a que pertence. Desde criança já se pratica o huka-huka para se tornar um grande lutador. Para vencer a luta é necessário levantar o seu adversário e arremessá-lo ao chão e não há juiz. Isto se diferencia, por exemplo, do Judô porque não significa simplesmente derrubar ou imobilizar o adversário já no chão, e também é diferente de outras artes marciais, como o caratê, pois não basta desferir golpes no adversário, é necessário vencê-lo em uma disputa direta de agarramentos e depois mostrar-se capaz de derrubá-lo, sendo uma disputa efetuada em duas fases importantes. Como luta ritual, o huka-huka é praticado durante o Quarup (ritual de homenagem aos mortos ilustres) e possui simbolismo competitivo, onde a força e virilidade dos jovens é testada. A arte marcial está inserida num amplo contexto de competições realizadas em virtude do Quarup.

No amanhecer do dia posterior ao Quarup, termina o momento de ressurreição simbólica e o choro e o canto cessam. Os visitantes anunciam sua chegada com gritos e iniciam competições de huka-huka entre os campeões de cada tribo, seguidas de lutas grupais para os jovens.