terça-feira, 21 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 10- História

Ler o texto, o documentário do link e assistir o vídeo e após fazer a atividade.
A PESTE NEGRA 
A Peste Negra foi uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que desencadeou uma pandemia, isto é, uma proliferação generalizada, que ocorreu no século XIV, na Europa, entre os anos de 1347 e 1351, matando cerca de 25 milhões de pessoas só nesse continente, ou seja, um terço de sua população. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval.

Origem e propagação da Peste Negra A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste. A propagação da doença, inicialmente, deu-se por meio de ratos e, principalmente, pulgas infectadas com o bacilo, que acabava sendo transmitido às pessoas quando essas eram picadas pelas pulgas – em cujo sistema digestivo a bactéria da peste multiplicava-se. Num estágio mais avançado, a doença começou a se propagar por via aérea, por meio de espirros e gotículas. 

Contribuíam com a propagação da doença as precárias condições de higiene e habitação que as cidades e vilas medievais possuíam – o que oferecia condições para as infestações de ratazanas e pulgas. 

Outro fenômeno da época em que se desencadeou a peste foi a atribuição da causa da moléstia aos povos estrangeiros, notadamente aos judeus. Os judeus, por não serem da Europa e por, desde a Idade Antiga, viverem em constante migração, passando por várias regiões do mundo até se instalarem nos domínios do continente europeu, acabaram por se tornarem o “bode expiatório” das multidões enfurecidas. Milhares de judeus foram mortos durante a eclosão da peste.

]
A morte no cavalo ao fundo da pintura mostra o caráter universal da morte no contexto da pandemia de peste negra.

Uma das tentativas de compreensão do fenômeno mortífero da Peste Negra pode ser vista nas representações pictóricas da chamada “A dança macabra”, ou “A Dança da Morte”. As pinturas que retratavam a “dança macabra” apresentavam uma concepção nítida da inexorabilidade da morte e da putrefação do corpo. Nestas pinturas, aparecem sempre esqueletos humanos “dançando” em meio a todo tipo de pessoa, desde senhores e clérigos até artesãos e camponeses – evidenciando assim o caráter universal da morte. 

Sintomas da Peste Negra.

Como ainda não havia um desenvolvimento satisfatório da ciência médica nesta época, não se sabia as causas da peste e tampouco os meios de tratá-la ou de sanear as cidades e vilas. A peste foi denominada “negra” por conta das afecções na pele da pessoa acometida por ela, isto é, a doença provocava grandes manchas negras na pele, seguidas de inchaços em regiões de grande concentração de gânglios do sistema linfático, como a virilha e as axilas. 

Esses inchaços também eram conhecidos como “bubões”, por isso a peste negra também é conhecida como peste bubônica. A morte pela peste era dolorosa e terrível, além de rápida, pois variava de dois a cinco dias após a infecção. 

REFERÊNCIA: FERNANDES, Cláudio. A Peste Negra. Disponível em: Acesso em: 16 de mai. de 2020. https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/peste-negra.htm

ASSISTIR: DOCUMENTÁRIO A PESTE NEGRA.

TEXTO PARA COMPLEMENTAR:

Exercício: Como vimos, não é de hoje que as pandemias são um dos grandes problemas da humanidade que ocorreram em diferentes períodos da História. Com base nessa informação sobre a Peste Negra, vocês irão fazer uma tabela comparativa com a nova pandemia do Covid-19, (através de uma pesquisa feita na internet sobre essa nova doença) comparando:


PESTE NEGRA
COVID 19
Local de origem da doença


Origem da doença

Como a doença se espalhou pelo mundo.


Principais formas de contagio


Principais sintomas dessa doença


Formas de combate dessa doença.


Número de pessoas infectadas e que perderam a vida com essa doença



Aula não presencial - Semana 10
Aula 09 - Geografia

Ainda na continuação do assunto da semana passada. POPULAÇÃO BRASILEIRA.


Explicação:
Se você fizer uma pesquisa em casa com seus familiares, vai descobrir que a muitos anos atrás as famílias eram maiores. O que será que mudou? Então no quadro em azul acima vocês podem ver que a TAXA DE FECUNDIDADE indica o número médio de filhos por mulher entre 15 e 49 anos. Na década de 1960 essa média era de seis filhos por mulher; na década de 1980 a taxa era de quatro filhos e em 2010 essa taxa foi para 2 filhos por mulher.( lembrando sempre que isso é um cálculo sempre num grupo de 1000 pessoas, então não quer dizer que não tem famílias que mais ou menos de dois filhos)

Explicação:
Esperança de vida ou esperança de vida ao nascer, quer dizer quantos anos em média as pessoas viverão. Em 1940 a média de vida de um brasileiro era de 41,5, anos, em 2009 era de 73,1 anos. Lembrando sempre que isto é um cálculo num grupo de mil pessoas, então tem pessoas que vivem mais de 73 anos e outros vivem menos. Observe as pirâmides:


Explicação: sempre se olha a pirâmide na base. De um lado temos os homens e do outro as mulheres. No lado esquerdo a idade das pessoas. E nesta pirâmide da década de 1960 a base era larga e aos poucos ela vai estreitando. E agora veja uma pirâmide recente.

Explicação: Agora observem esta pirâmide é bem diferente. A de azul/verde claro é de 2012 e a de 2019 é azul/verde escuro. A base dela não é mais tão larga e ela se estende lá pela idade dos 30 anos a 39 anos ela alarga. E depois se estreita de novo e lá nos 80 anos ela se alarga. E observa-se que as mulheres vivem mais.

Atividades:
1- que explica que as famílias atualmente tem um número menor de filhos ( não tem nada a ver com televisão ou internet) pesquisem a resposta?
2- Comparando as duas pirâmides, por que será que as mulheres vivem mais?(pesquisem as respostas)
Aula não presencial - Semana 10
Aula 08 - Religião - Profª Ester

Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno. Enviar foto.
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante uma era glacial, quando parte do globo terrestre esteve coberto por gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, ajuntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, aqueciam-se mutuamente naquele inverno tenebroso. Porém, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que ofereciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. Então, todos se afastaram-se feridos, magoados e sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem por mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doía muito. Mais essa não foi a melhor solução porque separados logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com medo, com cuidado, de tal forma que , unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, suportaram-se resistindo à longa era glacial. Sobreviveram. Conclusão: O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, a admirar suas qualidades. É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio! É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!

1- Para você, o que é mais difícil na convivência com as pessoas?
2 - Você se esforça para conviver pacificamente com os outros?
3- Faça um breve comentário do texto.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 07 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Minha Família!

a) Leia com atenção o texto em ppt: “Família, comunicação e interferência”.
b) Ouça a música dos Titãs: ‘Família”
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

FAMÍLIA, COMUNICAÇÃO E INTERFERÊNCIA
Autora: Paula Anelize Tizoni Leão

A família é uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Vários fatores contribuem para o bom entendimento das pessoas dentro de um lar, mas o vital é a comunicação. Ela é essencial para qualquer relação, tendo um papel crucial na vida de todos. A comunicação é feita basicamente de dois momentos: saber falar e, especialmente, saber ouvir. Mas a pressa e a pretensão de clareza podem fazer com que se ouça o que não foi dito ou tire conclusões precipitadas, na maioria das vezes baseadas no famoso “achismo”. Apesar de estarmos na era digital, onde o celular faz tudo e a internet fornece qualquer resposta, ainda estamos nos perdendo por falta de comunicação. Quantas vezes já nos pegamos com a sensação de não sermos entendidos dentro de casa? O modo como nos expressamos e repassamos isso na fala muda tudo, pois quando cada um entende de uma forma uma mensagem acaba se desencadeando discussões sem fim. Somente através do diálogo direto podemos aprender a ouvir. Precisamos evitar os monólogos. Uma das formas de comunicação mais amorosa e eficaz que existe é através do silêncio. Dar-se as mãos, acolher num abraço, abrir espaço para começar a conversar é um ótimo começo para uma boa relação familiar. Deixar o ambiente propício para um bom bate-papo através da calma e do relaxamento é garantia de se fazer entender e ouvir com clareza. Hábitos como reunir a família por algum tempo nos finais de semana, fazer reuniões, abrir espaço para sugestões e novidades, sem que ninguém sinta que é obrigado a participar, é uma forma de compartilhar a comunicação entre si. O bom ditado diz sempre para não gritar e sim melhorar os argumentos, então porque não podemos ser espontâneos e francos com nossos pais? Com toda certeza eles vão prezar essa qualidade e ficar mais abertos a ouvir críticas, pedidos e elogios dos
filhos.

FAMÍLIA
A família é considerada como base para todas as coisas. Um alicerce através da qual, quando bem estruturadas, nos possibilita sermos protagonistas de nossa própria história. É a família que nos proporciona o afeto, o carinho, o amor, a educação/conhecimento, e tudo que necessitamos para sermos bons cidadãos. (Larissa Lopes, Joaçaba-SC). 

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Ampliando a compreensão.

1 – Segundo o texto o que é vital na família? E você concorda com a autora? Justifique:
2 – Quais são os requisitos básicos da comunicação?
3 – Como é o diálogo na sua família? Quais são os assuntos que você discute com sua família?
4 – Qual a importância que a família exerce na sua vida?
5 – Juntamente com seus pais ou responsáveis, defina o que é família:

Ore! Mas, também cuide-se”
Aula não presencial - Semana 10
Aula 06 - Português

Interpretação tirinha (6º e 7º)
Leia a tirinha e depois responda as questões abaixo:

1ª) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou:
a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.

2ª) A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou
a) com raiva.
b) triste.
c) confuso.
d) alegre.

3ª) A finalidade da tirinha acima é
a) promover reflexão.
b) gerar dúvida no leitor.
c) mostrar como se planta uma árvore.
d) causar humor.

4ª) A tirinha acima apresenta uma linguagem
a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 05 - Artes

ASSUNTO: Desenho em monocromia

Na pesquisa sobre o artista Pablo Picasso você viu pinturas dos Períodos Azul e Rosa do artista, em cada um deles ele representava seus sentimentos daquele momento da vida. No Período Azul o luto pela perda de um grande amigo e no Período Rosa a paixão pelo grande amor de sua vida. Na atividade desta semana vamos criar um desenho usando a monocromia nas cores azul e vermelho.

Como fazer:

Em uma folha de ofício ou desenho faça margem de 2 cm, trace uma linha dividindo a folha ao meio. Em seguida use sua imaginação e crie um desenho em cada uma das partes. Lembre-se, vamos trabalhar apenas com as cores azul e vermelho. O desenho do lado direito da folha você usará apenas a cor azul e seus diferentes tons (azul claro , azul escuro, tons que tiver disponível em seus materiais). No desenho do lado esquerdo usará a cor vermelha e os tons que você tiver (laranja, rosa, vermelho claro e escuro). Você poderá usar formas geométricas e linhas fazendo uma composição abstrata, ou um desenho usando suas ideias. Todo o espaço dentro da margem deverá fazer parte do desenho e ser pintado. O desenho deverá ser fotografado e entregue através do Google Sala de Aula.

Bom trabalho e fiquem bem!