terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 11 - Ciências

Oi turma! Tudo bem?
Nessa semana, iremos testar alguns conhecimentos relacionados aos assuntos que trabalhamos nas últimas semanas. Para isso, vocês deverão responder às questões a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.

1. Em 1915, o meteorologista Alfred Wegener apresentou à comunidade científica uma ideia bastante polêmica: os continentes atuais, num passado bem distante, faziam parte de uma única massa de terra, que ele chamou de Pangeia. Ao se mover, essa massa de terra se rompeu, originando os continentes, até chegar à situação que conhecemos hoje. Essa hipótese ficou conhecida como a “deriva dos continentes”. Na sua elaboração, Wegener se baseou em uma série de observações que, para ele, tinham o caráter de evidências, ou seja, provas de suas ideias. Uma das evidências que Wegener utilizou para argumentar em favor da hipótese da deriva continental foi:
a) A semelhança da costa leste da América do Sul com a costa oeste da África.
b) A posição do Trópico de Capricórnio na América do Sul, África e Austrália.
c) A existência de florestas em todos os continentes.
d) A temperatura muito baixa das regiões polares.
2. O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:
a) do continente sul-americano.
b) das cadeias de montanhas do México.
c) da Cordilheira dos Andes.
d) da Cordilheira do Himalaia.
e) do Grand Canyon.
3. O atrito entre placas tectônicas vizinhas libera uma quantidade de energia muito grande, provocando uma grande instabilidade nas regiões próximas às bordas das placas. Por isso, nessas regiões ocorre um maior número de:
a) Períodos muito quentes.
b) Terremotos e vulcões.
c) Furacões e tempestades.
d) Períodos sem chuva.
4. Sabe-se que o mundo é assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcânicos e tsunamis, no entanto, o território brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isso ocorre em virtude de características geológicas especiais. Isso pode ser associado à seguinte afirmação:
a) O Brasil está localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca.
b) O Brasil localiza-se no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana.
c) O Brasil localiza-se na placa do Atlântico.
d) O Brasil localiza-se no centro da placa sul-americana.
e) O Brasil localiza-se na placa centro-americana.
5. Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é feito de matéria e ocupa espaço no ambiente. O ar, quando sofre pressão, passa a ocupar menor espaço. Isso ocorre em razão de uma propriedade. A alternativa que apresenta esta propriedade é:
a) elasticidade.
b) pressão atmosférica.
c) expansibilidade.
d) compressibilidade.
6. Qual o gás encontrado em maior quantidade no ar?
a) oxigênio.
b) nitrogênio.
c) hidrogênio.
d) gás carbônico.
7. A atmosfera é:
a) A parte sólida da superfície da Terra.
b) A camada gasosa que envolve a Terra.
c) O total de água, no estado líquido, existente na superfície terrestre.
d) A camada sólida que envolve a Terra.
8. A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.
9. O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?
a) Destruição da camada de ozônio.
b) Inversão térmica.
c) Efeito estufa.
d) Chuva ácida.
e) Eutrofização.
10. O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.
a) Derretimento das calotas polares.
b) Aumento da ocorrência de terremotos.
c) Mudanças nos regimes de chuvas.
d) Aumento dos níveis dos oceanos.
e) Aumento da ocorrência de furacões.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.
CORREÇÃO DA TAREFA DA ÚLTIMA SEMANA 03.08 – 10.08
Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 
c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br. 

- Responda: 
1. De acordo com o texto, por que o pai não conheceu seu filho? R.: 
2. O que o pai quer de fato expressar quando diz: “Eu tinha um filho e agora não o tenho mais...”? Explique. 
3. R.: 
4. Compartilhe (descreva aqui) uma experiência de aprendizado parecida com o relato do texto, que você adquiriu na convivência familiar. 
R.: 

SE EU PUDESSE VÊ-LO DE NOVO, JAMAIS SOLTARIA A MÃO DE MEU PAI.

Aula não presencial - Semana 13
Aula 08 - Português

Produção Textual

Oi alunos! Para a semana a atividade será a seguinte: crie uma história em quadrinhos com no mínimo 6 quadrinhos, sobre alguma coisa que tenha acontecido com vocês.
OBS: Como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom, ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 07 - Arte

ASSUNTO: Renascimento
Nosso trabalho relacionado ao estudo das cores finalizou-se com o desenho de observação da semana anterior, quando fizemos uma relação com o artista Van Gogh e suas pinturas. Passamos agora para um novo assunto, Renascimento, o trabalho será de pesquisa referente a este período da História da Arte. Deixo abaixo alguns tópicos para guiar seu trabalho, você deve criar um texto com o resultado da sua pesquisa, escrito no caderno ou no documento anexo na atividade.

RENASCIMENTO
-Onde surgiu este movimento;
-Quais eram as ideias defendidas;
-Quem eram os principais artistas;
-Pinturas e obras deste período;
-Quais foram as mudanças que ocorreram nas pinturas;

Quando o seu texto estiver pronto deve ser entregue através do Google Sala de Aula. Bom trabalho!
Aula não presencial - Semana 13
Aula 06 - Matemática

TRABALHO INDIVIDUAL (SONDAGEM DIAGNÓSTICA)

1. Calcule o valor das expressões:
a) -5-7+8+9-25-32=
b) 18-(15-17+35) + (15-25-65+107) =
c) (-5).7 - 34:(-2) =
d) -2+ { -1+ [5-3. (10+1):3] -5.7} =
e) -5- [3. (7-5-3) - 22:11] =
f) 2-(5.10+6) -5.20:(-17+13) =
g) 3- {30:5- [-7. (5-2) +3]:6} =
Aula não presencial - Semana 13
Aula 05 - Inglês

Hello group, para acesso as atividades clique no link: https://drive.google.com/file/d/1OwVKJy1yS0nPwDf2KXokMlnLheddnvDB/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 13
Aula 04 - Educação Física

Olá galerinha!
Nessa semana iremos realizar um jogo chamado gol de tampinhas. Peguem três tampinhas, não importando a cor; o objetivo é passar uma tampinha, dando um peteleco, pelo meio de duas outras que farão o papel de “trave”. O jogo termina quando vocês não conseguirem mais passar uma tampinha entre as outras. Dica: jogue-o em uma superfície lisa. Pode ser jogado em dupla, desafiando-se com quantas jogadas cada um consegue fazer.
Segue vídeo em anexo para um melhor entendimento da brincadeira: 
Bom jogo e diversão! Enviar registro dessa atividade através de foto ou vídeo. Abraços.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 03 - Religião - Profª Ester

Esta atividade primeiramente precisa ler o texto e após tem uma atividade prática para fazer.







Aula não presencial - Semana 13
Aula 02 - História

Vamos para a correção das atividades da 11ª semana:


Sobre a contrarreforma atividades: atividades para fazer no caderno esta semana. Usar o texto para responder da última semana. (semana que vem iremos corrigir.) aula no meet.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 01 - Geografia

O assunto da última aula foi sobre a agricultura, e como sabemos ela é essencial para a nossa sobrevivência. Faça as atividades 1, 2 e 3 direto no Classroom ou no seu caderno e envie uma foto (mas cuide para enviar a foto não virada de lado, ou a própria sombra do celular).

Atividade 1:
Esta semana vocês irão fazer uma pesquisa junto à família ou na internet mesmo, como funciona a aposentadoria para quem trabalha na agricultura. Levando em consideração que o sistema de aposentadoria dos agricultores é bem diferente para quem trabalha na área urbana, a começar pela idade.

Atividade 2
Trabalhando com imagens responda:

Atividade 3: