quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 05
Aula 11- Educação Física

Vamos jogar?

Dando continuidade ao nosso esporte de rede / parede (esporte que tem uma
quadra dividido por uma rede) da semana passada, irei propor para vocês que
montem uma quadra de jogo na sua casa, ou garagem, ou pátio, estendendo
uma corda para servir de rede, ou colocando um obstáculo no meio (por exemplo:
o sofá, ou a vassoura no chão). Convidem alguém da sua família para jogarem
junto. Utilizem a bola de sua preferência: vôlei, futebol, bola de meia, bola plástica,
bola de pingue-pongue ou até uma peteca. Combinem suas regras e qual será o
seu jogo: jogado com as mãos, com os pés, com pique, sem pique, sentados, em
pé. Exemplo: pingue-pongue com as mãos, punhobol sem pique, ou até um futevôlei.
Podem usar a bola confeccionada anteriormente.
Bom jogo!
Aula não presencial - Semana 05
Aula 10- Religião - Profª Ester

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos
que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”
Salmos 103:13-14

DATA DA  ATIVIDADE: 17-06-2020 ATE 24-06-2020
ASSISTA ao vídeo PAI 

1- LEIA o texto. Um Pai que não abandona - ANDERSON CASSIO OLIVEIRA “De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei” (Hb 13:5b) Uma das cenas mais marcantes desse início de 2011 foi o resgate do pequeno Nicolas de apenas 6 meses que ficou soterrado por cerca de 11 horas nas enchentes na região serrana do RJ. Segundo o relato o menino sobreviveu graças a proteção de seu pai. Conta-se que o menino ficou nos “braços do Pai” o tempo todo, por isso não sofreu, nem se machucou gravemente. O episódio comoveu o país e muitos declararam o fato como um verdadeiro milagre relatando assim, que Deus existe. Queridos, muitas vezes acusamos Deus de ser o responsável pelos fatalismos como esses da enchente do Rio. Porém, esquecemos que é nosso inimigo que vem para matar, roubar e destruir e que algum poder lhe foi dado (Jo 10:10; Lc 4:5-6). Porém, o Senhor é como o Pai que nunca abandona os seus. O salmista Davi diz: O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam. (Sl 9:9-10) Verdadeiramente o Senhor nunca desampara aqueles que o buscam. O Senhor não desamparou a serva egípcio Hagar, que mesmo despedida por Abraão e andando errante pelo deserto de Berseba, teve seu choro ouvido por Deus, bem como o do menino, que de sede pode enfim beber. (Gn 21:14-19). Também o Senhor não desamparou o pérfido povo de Nínive que clamou a Deus e o Senhor os ouviu (Jn3:7-10). O Senhor curou a Naamã o chefe do rei da Síria de lepra (2 Reis 5:1-14). O Senhor não faz acepção de pessoas e ele se compadece daquele que o clamar. SE Deus é assim com aqueles que não são seu povo, quanto mais aqueles que “são seu povo.” Por muitas vezes o Senhor ouviu a Israel, seu povo, porém um povo de dura cerviz e que vivia obstinadamente buscando outros deuses.

2- O Senhor é um alto refúgio
O Senhor é refúgio para todos que o busquem. Davi disse: Fui moço, e já, agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência mendigar o pão. (Sl 37:25). O Senhor é um Deus sempre disposto a abençoar o aflito e o necessitado. (Is 41:17,Sl 22:24;Sl 72:12-13) Ultimamente. temos visto pais que abandonam seus filhos, que jogam seus filhos na lixeira, na vala, no quintal do vizinho ou mesmo a própria sorte num lago qualquer. Mas a palavra de Deus diz:Se meu pai e minha mãe me abandonarem, O Senhor me acolherá (Sl 27:10). O Senhor não esquece de nenhum dos seus (Is 49:15). Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. (Sl 68:6) Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. (Sl 37:28). Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo. Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao SENHOR. (Sl 113:5-8) Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou. (Sl 102:13) 

3- ESCREVA um comentário sobre o cuidado de Deus, mesmo quando nos sentimos desamparados. Registre no seu caderno.

Aula não presencial - Semana 05
Aula 09- História

Olá turmas dos sétimos anos. DATA DA ENTREGA ENTRE:
17-06-2020 À 24-06-2020.
FAZER NO CADERNO O QUADRO ABAIXO.
COPIAR OU IMPRIMIR ENVIO DE UMA FOTO DO QUADRO.

Assim como na Europa, África, Ásia, aqui na AMÉRICA também tinha muitos habitantes,
eram os ÍNDIOS. Lembram que ano passado estudamos os povos aqui do Brasil.
Mas agora vamos conhecer grandes grupos que viveram aqui na AMÉRICA:
INCAS, MAIAS E ASTECAS.
TEM EXPLICAÇÕES NA SEQUÊNCIA SOBRE OS TRÊS POVOS.
Preencha o quadro com os dados solicitados sobre os povos Incas, Maias e Astecas.


A ASTECAS
MAIAS
INCAS
Onde viviam (lugar ou nome do país)





Nome da(s) cidade(s) mais importante(s)





Conhecimentos importantes (arquitetura ou técnicas)




Produtos cultivados na agricultura(Todos tinham produtos d agricultura)





Chefe de cada povo





Uma diferença em cada povo
Explique as chinampas

Escreva sobre as pirâmides
Escreva sobre as estradas

ASTECAS

Os astecas na sua origem viveram em Aztlán (território dos atuais Estados Unidos), no norte da América. Eles deixaram a sua região de origem em busca de terras férteis. Depois de muito caminhar, chegaram ao Vale do México, na beira do lago Texcoco e suas ilhas, onde fundaram a cidade de Tenochtitlán = atual cidade do México, em 1325. Os astecas eram também denominados de mexicas.
Aos poucos, por meio da guerra e de alianças políticas, os astecas dominaram diversos povos da região. Assim, a cidade de Tenochtitlán passou a ser a cabeça de um grande império: o Império Asteca.
Os povos submetidos aos astecas eram obrigados a pagar impostos. Caso se recusassem, eram castigados com punições – que incluíam saques e rapto de pessoas.  Além de pagar impostos, os povos dominados também eram obrigados a cultuar o deus Huitzilopochtli (veja imagem).  
Os principais deuses astecas eram Huitzilopochtli; era o deus asteca do Sol e da Guerra. Em sua honra, os astecas construíram a principal pirâmide de Tenochtitlán e ofereciam o coração de um guerreiro sacrificado em sua homenagem.  Também havia Quetzalcoált, deus do vento, a serpente emplumada, que representava a sabedoria e o conhecimento. E o deus Tlaloc, deus da chuva e dos fenômenos reluzentes. Crianças eram sacrificadas em sua homenagem.  

MAIAS

Os maias são uma das civilizações mais antigas da América. Seus ancestrais viviam nas montanhas da atual Guatemala, desde 2.500a.C. Os maias eram um povo de caçadores e coletores e estavam sempre se deslocando pela selva em busca de alimentos (caça, pesca e colheita). Com o tempo, domesticaram plantas, como o feijão, o milho e a pimenta.
Acabaram se estabelecendo na península de Yucatán, onde fundaram cidades como Tikál e Copán. Ocuparam também cidades já existentes, como Uxmal e *Chichen-Itzá, no norte. 
Se olhamos num mapa atual, a área onde a civilização maia se desenvolveu corresponde ao sul do México, quase toda a Guatemala, parte de El Salvador, de Belize e de Honduras.  
(*As ruínas da cidade de Chichen-Itzá (povo maia),  são uma das Sete Maravilhas do mundo Moderno.
Os maias desenvolveram conhecimentos de matemática e astronomia, elaborando um sofisticado calendário. Os maias também eram politeístas, isto é, cultuavam vários deuses. Exemplo: Hunab Kú, principal deus para os maias, criador de tudo; Itzamná, deus senhor do céu, da noite e do dia. Também havia Kukulkán, deus do vento e Kinich Ahau, deus do Sol.   Os maias viviam em cidades com governo, leis e costumes próprios, chamadas cidade-Estado. Eles nunca chegaram a constituir um império, assim como os astecas e os incas.

INCAS 

Enquanto caminhavam à procura de terras férteis, acredita-se que os incas chegaram ao interior da Cordilheira dos Andes por volta do século XIII. Eles começaram suas vidas nessas terras altas, trabalhando como pastores e camponeses e construíram a cidade de Cuzco. Aos poucos, foram aumentando seus domínios se unindo a povos da região ou conquistando-os, atingindo uma superfície de 950mil km2 de terras conquistadas.
No ano de 1438, fundaram um Império, onde Pachacuti foi o primeiro imperador. Durante a formação do império, os incas assimilaram elementos de outras culturas, como o quéchua (língua que mais tarde foi espalhada pelos Andes). O império se expandiu. Havia várias estradas na encosta das montanhas, ligando entre si as regiões do império. Desde a infância jovens eram treinados para correr por elas e levar informações e produtos. A capital do império era Cuzco. 
Outra cidade inca é Machu Picchu, chamada de “a cidade perdida dos incas”. Localizada no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, atual Peru, foi construída no século XV por ordem do imperador. Descoberta em 1911, lá existem construções de pirâmides em degraus, templos, calendários solares e outras obras
.
Os incas também adoravam vários deuses, como: Viracocha, o deus da criação. Criou o céu, a terra, o oceano, o sol, a lua e a primeira raça humana Inti, o Sol; filho de Viracocha, considerado o deus mais importante dos incas, era o deus Sol Mama Kilya,  ela era a mãe lua e também estava associada à chuva Pacha Mama, deusa na forma de um dragão responsável pela vida de tudo na Terra Pacha Camac, o céu, deus invisível que controla o elemento do ar e concede milagres ao povo.  O Império inca se desenvolveu onde hoje estão os países: Peru, Equador, a Bolívia e o Chile.

MAPA COM LOCALIZAÇÃO DE ASTECAS MAIAS E INCAS

Aula não presencial - Semana 05
Aula 08- Geografia

Turmas 7º 01 e 7º 02
ATIVIDADE NO CADERNO: 
DATA: 17-06-2020 ATÉ 26-06-2020. VOU ESTENDER UM POUCO O TEMPO!


Conforme estudo feito presencial ainda, estudamos os Estados e Capitais do Brasil,
onde cada aluno fez no caderno uma coluna com cada estado e sua devida capital.
Agora para memorizar os Estados e Capitais do Brasil, cada aluno deverá fazer um
desenho que agregue ao ESTADO ou a CAPITAL de cada um COM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO
pode usar o próprio nome para identificar o desenho.

EXEMPLO:
RIO GRANDE DO SUL -  PORTO ALEGRE.
Pode ser um desenho de uma cuia de chimarrão que a identifica, ou outros inúmeras desenhos.
Bombachas, gaúcho, prendas...

Aula não presencial - Semana 05
Aula 07- Português

PRODUÇÃO TEXTUAL

Queridos alunos! Espero que vocês estejam bem, saudáveis e que ainda estejam se cuidando. Vamos torcer para que isso tudo passe logo e possamos voltar para a normalidade. Estou com muita saudade de todos.

Semana passada lemos o texto ¨O capitão e o moço¨ e respondemos umas perguntas sobre o mesmo. Esta semana gostaria que escrevessem um texto parecido como aquele, contando um pouco sobre o momento que estamos vivendo. Sejam criativos! Pode ter bastante ficção ( não precisa ser tudo verdade), também pode ter discurso direto (falas das personagens).

Abraços da professora Maria. OBS:  Fazer no google classroom ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 05
Aula 06- Artes
    
SEMANA: 15 A 19/06 
TEMA: Racismo

Para refletir:
Neste momento de pandemia podemos observar, mais do que nunca, como nós seres humanos somos iguais independente de cor, raça, nacionalidade ou classe social. Diante desta situação pandêmica vemos que todos somos igualmente vulneráveis ao vírus, o que nos diferencia é apenas a aparência física que não deve ser motivo de discriminação. Em anexo link de um vídeo sobre o assunto  para assistir www.shorturl.at/bhLP2

                                                          ATIVIDADE

Nesta semana nosso trabalho será relacionado ao assunto da discriminação racial. E neste trabalho voltamos a incluir o personagem que você construiu com sucata tendo em mente o vírus como referência nas características. Os trabalhos foram muito criativos. Adorei! 

  • Imagine você tendo um diálogo com seu personagem de sucata sobre o assunto racismo, como se você e ele fossem apresentar uma pequena peça de teatro sobre o assunto, encenando uma situação referente a discriminação racial, onde você ressalta a importância do respeito às diferentes raças.
  • A entrega deste trabalho poderá acontecer de duas formas diferentes, você escolhe. Em forma de diálogo escrito ou ainda em um pequeno vídeo de no máximo 3 minutos, onde você mantém esse diálogo com seu personagem. 
Seja criativo e bom trabalho!
Um abraço! Profe Lia
Aula não presencial - Semana 05
Aula 05- Matemática


a) No decorrer dos anos, aumentou ou diminuiu o número de internações por carência de saneamento básico? Na sua opinião qual foi o motivo?
b) No ano de 2015 qual região teve o maior o número de internações por carência de saneamento básico?
c) Qual a região que manteve o menor número de internações por carência de saneamento básico?



3. Construa um gráfico a partir das seguintes informações: 

Taxa de ocupação de leitos de UTI 

Veja, abaixo, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos estados, de acordo com as secretarias estaduais. Algumas informaram dados apenas referentes às capitais ou não trazem informações atualizadas em seus sites: 

 Acre – 80% em Rio Branco 
 Alagoas – 16% em todo o estado 
 Amazonas – 96% a 97% em todo o estado e 100% em Manaus 
 Bahia – 54% em todo o estado 
 Ceará – 100% em todo o estado 
 Maranhão – 51,9% em todo o estado 
 Mato Grosso – 29,1% em todo o estado 
 Minas Gerais – 53% em todo o estado 
 Paraná – 26% em todo o estado 
 Pernambuco – 95% em todo estado; além disso, 99% dos leitos de UTI da rede pública dedicados aos pacientes infectados pelo novo coronavírus também estão ocupados 
 Rio de Janeiro – 74% em todo o estado 
 Rio Grande do Norte – 33% em todo o estado 
 Rio Grande do Sul – 52,85% em todo o estado 
 Rondônia – 16 leitos ocupados 
 Santa Catarina – 17,6% dos leitos na rede pública em todo o estado 
 São Paulo – 55% em todo o estado e 75% na Grande São Paulo 
 Sergipe – 15 leitos ocupados 

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/22/casos-decoronavirus-e-numero-de-mortes-no-brasil-em-22-de-abril.ghtml





















Aula não presencial - Semana 05
Aula 04- Inglês

Hello guys!
Agora, chegou a hora de misturarmos as três formas do passado regular (positive, negative and interrogative). Sempre quando tiverem dúvidas, voltem para rever as aulas anteriores, ok? Sempre que aparecerem palavras em português entre parênteses para vocês é porque estão traduzindo a palavra anterior. Mas, você também pode pegar ajuda de dicionários online ou, se você tiver, do seu dicionário. Há várias palavras que vão se repetindo. Se não forem traduzidas é porque já apareceram no texto.

Read the following text. (Leia o seguinte texto)
Last summer (no verão passado), Joel and Sara travelled (viajaram) to England for two weeks (semanas). They travelled in August and stayed (ficaram) in a college (colégio) with other (outros) students in Brighton (nome da cidade que foram), the South (no sul) of England. It was (isso foi) really (realmente) fantastic (fantástico) because (porque) they talked to (conversaram com) a lot (muitos) of students of different nationalities (de nacionalidades diferentes) and learned (aprenderam) a lot (bastante) about (sobre) other cultures and customs (outras culturas e hábitos). Of course (è claro que), they learned a lot of English too (também) because they practiced (praticaram) it every day (todos os dias). In the morning they studied (estudaram) a little (um pouco), they asked (pediram) the
teacher to speak (para falar) slowly (devagar) when (quando) necessary (necessário) and answered (respondiam) her questions (questões dela). In the afternoon, they visited different places (lugares) or played different sports at the college. It was so much fun (muito divertido). They often (frequentemente) walked (caminhavam) down to the beach (na praia) with their new (novos) friends and played or chatted (tagarelavam). In the evening, they were tired (cansados) so (assim) they sometimes (as vezes) watched (assistiam) videos or played board games (jogos de tabuleiros).
The best (melhores) days were Saturday and Sunday because they travelled to London. The city (a cidade) is very big and they visited all the monuments (monumentos) like (como) Big Ben, The London Eye (Roda Gigante chamada Olho de Londres) and Buckingham Palace (nome do Palácio que a rainha mora). They wanted (queriam) to see (ver) the Queen (Rainha) but (mas) they didn’t see her (ela), only (apenas) her guards (seus guardas)! They liked (gostaram) everything (de tudo) in the city but their favorite (favorite) thing (coisas) was (foram) the museums, especially Madam Tussards (nome do museu de cêra). There were lots of (bastante) realistic (realisticas) figures (figuras) of famous (famosas) people (pessoas) there (lá). At the end (no final) of the two weeks, they were (estavam) sad (tristes) to return (em dretornar) home (casa). The vacations (férias) were fun (divertidas) and different from usual (das demais). They cried (choraram) a little (um pouco) when (quando) they waved (acenaram) goodbye to their new friends and promised (prometeram) to write
(escrever) or send (enviar) emails when (quando) they arrived (chegassem) home.

1. True or false? Correct the false ones. (Verdadeiro ou falso. Corrija as que estão falsas).
a. Joel and Sara travelled to England for three weeks.
b. They stayed in a college.
c. Brighton is in the North (Norte) of England.
d. They asked the teacher to speak fast (rápido)
e. They sometimes (às vezes) walked to the beach.

2. Write the following in the negative form. (Escreva as seguintes frases na forma negativa). 
a. He enjoyed the trip (viagem). – He didn’t enjoy the trip. 
b. They stayed in a college. - __________________________________________________. 
c. They walked to the beach. - _________________________________________________. 
d. He watched video games. - _________________________________________________. 
e. They waved (acenaram) goodbye. - ___________________________________________.
f. They played boardgames. - __________________________________________________.

3. Write the past simple of these verbs. Pay attention to the spelling rules. Escreva o passado dos verbos abaixo. Preste atenção das regras dadas na primeira aula remota). 
a. Travel – traveled. 
b. Copy-_______________________. 
c. Count-_______________________. 
d. Play-________________________. 
e. Close-_______________________. 
f. Open-_______________________. 
g. Dance-______________________. 
h. Drop-_______________________. 
i. Cook-_______________________. 
j. Live-________________________. 
k. Look-_______________________.

4. Answer the following questions. (Responda as seguintes perguntas de acordo com o texto) 

1. What (o que) did Joel and Sara do (fizeream) in the afternoon? 
They visited different places or played different sports at the college.
2. Did they learn a lot of new things?  
3. What did they like the best (mais gostaram)?  
4. What did they visit in the capital (na capital)? 
5. Did they like the museums? 
6. What (Qual) museum did they like the best? 
7. Did they see (viram) the Queen? 
8. Were (Eles estavam) they happy at the end of the vacations?
9. What did they promise (prometeram) to do when they arrived home?

Semana passada estudamos o passado simples negativo dos verbos regulares. Hoje, vamos ver a forma interrogativa. Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br


Aula não presencial - Semana 05
Aula 03- Ciências

Oi turma!
Seguindo com a nossa revisão... trabalharemos a parte das Relações Ecológicas entre os Seres Vivos.
Para tal, vocês devem seguir os seguintes passos:

→ Revisar o conteúdo sobre Relações Ecológicas anotado no caderno.
→ Assistir ao vídeo sobre Relações Ecológicas no link:




→ Resolver as 2 questões a seguir, depois fotografar e enviar para o meu e-mail:
carla.steffler@edu.doisirmaos.rs.gov.br

1. O que são Relações Interespecíficas? Dê exemplos.
2. O que são Relações Intraespecíficas? Dê exemplos.