quarta-feira, 10 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 07- Inglês
Hello everybody!
Semana passada estudamos o passado simples negativo dos verbos regulares. Hoje, vamos ver a forma interrogativa.  Para conjugar o verbo no passado simples:

- Preciso usar um verbo auxiliar (did ) para fazer perguntas. Ele não significa nada, ele apenas é um verbo auxiliar que mostra que estou fazendo uma pergunta no passado.
- Meu verbo principal não vai mais precisar “ED” no final. Ele volta para a forma normal dele. Exemplo:
         I visited my parentes last week. – (Eu visitei meus pais na semana passada) – AFIRMATIVO
         I didn’t visit my parentes last week – (Eu não visitei meus pais na semana passada) – NEGATIVO
         Did you visit your parentes last week? (Você visitou seus pais na semana passada?) -ITERROGATIVO
Vejam que acrescentei o did na pergunta e o verbo perdeu o ‘ed’.
Vamos ver como ficarão todas as pessoas no passado interrogativo:
VERBO AUXILIAR
SUJEITO
VERBO + COMPLEMENTO
Tradução
Did
I
go shopping?
Eu fiz compras?
Did
You
go shopping?
Você fez compras?
Did
He
go shopping?
Ele fez compras?
Did
She
go shopping?
Ela fez compras?
Did
It (neutro)
go shopping?
Ele/Ela fez comoras?
Did
We
go shopping?
Nós fizemos compras?
Did
You
go shopping?
Vocês fizeram compras?
Did
They
go shopping?
Eles/Elas fizeram compras?
 

1. Make questions from the sentences below. (Faça perguntas das afirmações abaixo).

a. I studied mathematics yesterday. Did I study mathematics yesterday?
b. He painted a wall at school. Did he paint a wall at school?
c. I played the computer. _____________________________________________________?
d. They closed the door. ______________________________________________________?
e. The kids opened the window. ________________________________________________?
f. We talked to the neighbors. __________________________________________________?
g. She liked the soup. ________________________________________________________?
h. I decided to go to Oxford. ___________________________________________________?
i. You loved my dog. _________________________________________________________?
j) We worked yesterday ______________________________________________________ ?
k) I finished my homework. ___________________________________________________?

2) Rewrite the sentences both in the negative and interrogative forms. (Reescreva as frases usando a forma negative e interrogative). Podem usar o dicionário para ajudar na compreensão das palavras.

  1. I walked (caminhei) to school. – exemplo:
NEG.  I didn’t walk to school.
INT. Did you walk to school?
2.        The car stopped (parou) at the traffic lights (sinaleira).
NEG. ___________________________________
INT. ____________________________________
  1. The boys played chess (xadrez).
NEG. __________________________________
INT. ___________________________________

  1. I talked (conversou) to Andrew.
NEG. _________________________________
INT. __________________________________
  1. Bia worked(trabalhou) till (até) late (tarde).
NEG. ________________________________
INT. _________________________________
  1. The baby cried (chorou) all night (a noite toda).
NEG. ________________________________
INT. _________________________________

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 04
Aula 06- Religião - Prof. Vilson

2. Responda as atividades em seu caderno de Ensino Religioso:

a) Qual era a parte mais importante do corpo?
b) Quais os motivos de ser a parte mais importante do corpo?
c) Você poderia listar dez (10) de amigos(as) mais especiais (anote);
d) Sente falta deles? Do que exatamente sente falta?
e) Crie uma mensagem muito especial e envie ao seu/sua melhor amigo(a).
Obs.: A mensagem deve estar escrita ou colada no seu caderno para que o professor possas verificar quando as aulas retornarem

Boa semana a todo(as)! Prof. Vilson F. Selch




Aula não presencial - Semana 04
Aula 06- Religião - Profª Ester

Conforme levantamento no início do ano pelas turmas, estes foram alguns dos assuntos escolhidos por vocês. Então na sequência tem uma pequena introdução dos temas.
Data do retorno:19-06-2020. Fazer no caderno e enviar uma foto com as respostas.

VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS

           Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé.
As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.
         As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros.
             Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:

 Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12).

Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé).

Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda).

Hinduismo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)

Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).

ATIVIDADES
  
              1. Responda as questões abaixo em seu caderno:
                a)    Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas
                b)    Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?
                c)    Como as religiões podem contribuir com a humanização dos indivíduos?

Aula não presencial - Semana 04
Aula 05- História

Conforme o que estudamos este ano, vamos para um trabalho na sequência:
Usar o caderno para responder as atividades no caderno, após enviar uma cópia com foto ou fazer no word para enviar.
Data da entrega: data da devolução:19-06-2020.

MARQUE C0M V PARA AS ALTERNATIVAS CORRETAS E COM F AS ALTERNATIVAS FALSAS:

1-    (   ) A palavra feudo é de origem germânica.

2-    (   ) A sociedade feudal era estamental,  que quer dizer a posição social dependia do  seu nascimento.

3-    (   ) No sistema feudal o poder do rei era centralizado.

4-    (   ) Os reis costumavam dar terras para a Igreja.

5-    (   ) O hábito de aplicar as leis era de acordo com os costumes.

6-    (  ) O clero era formado pelos membros da Igreja Católica.

7-    (   ) A economia feudal estava baseada na Indústria.

8-    (   ) A sociedade medieval era hierarquizada.

9-    (   ) O feudo não era autossuficiente.

10- (   ) Quem concedia um feudo era o vassalo.

11- (   ) Quem recebia um feudo é o suserano.

12- (   ) O feudalismo se formou durante a crise do Império Romano e ganhou impulso no século V com a invasão dos povos bárbaros.

13- (   ) O Feudalismo predominou durante a Idade Moderna na América.

14- (   )  No feudalismo ocorriam trocas de produtos.

  RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

15- Explique a frase: A decadência do Império Romano do Ocidente, as invasões bárbaras e a ascensão do cristianismo causaram uma série de mudanças sociais, econômicas, políticas na Europa:  
     
     16- Cite três povos germânicos:

17-  A-  O que era o feudo.....................................................................

B- Quem era o Senhor feudal....................................................................
            C- Quem era Servos......................................................................
            D-  Quem era Clero.................................................................

     18- Por que os cristãos foram perseguidos no Império Romano?

19- Quem eram os bárbaros?

20- Caracterize os HUNOS:

Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- Alemão

Lehrerin:  Frau Wiest

Seite 64 – 65 (As atividades abaixo foram retiradas do seu livro de alemão)
*Fazer no seu livro e enviar uma foto anexando-a no Google Sala de aula ou e-mail
da professora : ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br 

1.        Was gibt es zu trinken? (O que há para beber?)
   Hör zu und sprich nach. (Ouvir e repetir) https://m.soundcloud.com/user-280618891/faixa- 33/s-r0gG5?in=user-280618891/sets/wie-gehts-band-1/s-0fHtk


        1.        Suchrätsel (Caça-palavras)


*Esceva as palavras do caçã-palavras classificando-as em “zu essen” e “zu trinken”



Frau WIest

terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 02- Educação Física


Trabalho de Voleibol:

Durante o tempo que tivemos em aula presencial, estávamos desenvolvendo na prática, as habilidades físicas e os fundamentos do esporte coletivo de voleibol. Para relembrarmos esse esporte, peço que vocês respondam o questionário de regras descrito abaixo:

Questionário:       

1)   O jogo de voleibol inicia no__________, seguido de uma __________, um ____________ e um __________; após, o outro time realiza uma _____________.

2)    Como marco um ponto? O que é preciso para vencer um set? Como venço o jogo?

3)    Escolha um dos fundamentos que vocês descreveram na pergunta 1, e responda:
Qual o fundamento? _______________
Qual fundamento ocorre após esse escolhido? _____________
Qual o movimento desse fundamento? ________________
Descreva o movimento corporal desse fundamento: _____________

4)    Desenhe uma quadra de voleibol e aponte onde esse fundamento ocorre.


Atividade prática: pratique o fundamento de recepção (toque e manchete) em dupla, ou contra a parede, cuidando para não cometer faltas. Se não possuir bola de voleibol em casa, utilize a bola confeccionada na aula passada.
Aula não presencial - Semana 04
Aula 01- Geografia


Como estão? Conseguindo fazer as atividades?

Bom como o mês de junho já começou e sempre comemoramos a semana do meio ambiente, vou deixar um vídeo bem curtinho sobre este tema.

Após ter assistido quero que vocês reflitam sobre o assunto. Então escrever um texto no caderno de Geografia sobre o que compreenderam, e de como vocês estão vendo a atual situação do nosso meio ambiente. A seca que ocorreu será que tem algo a ver com tudo o que o vídeo mostrou. Vocês cada de nós quando abrimos um chiclete uma bala na rua, o que faço com o papel, jogo na rua? Ou guardo o papelzinho na mochila, no bolso da calça, ou espero encontrar a primeira lixeira e jogo ali dentro. Vocês devem estar pensando, mas é só um papelzinho, mas este papelzinho junto com muitos outros da um monte. No início do ano na primeira semana de aula, fiquei bem triste nos arredores da escola até o ginásio, estava tudo cheio de lixo, papel latas entre outras coisas. Ai depois disso a prefeitura juntamente com seus funcionários fez faxina ali. Então pergunto isso não é nada? Não estou culpando ninguém de você, quero só que reflitam sobre o que cada um pode e deve fazer para melhorar a atual situação do nosso meio ambiente.

ATIVIDADE PARA FAZER:

APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE 3 MIN. E POUCO, ESCREVER UM TEXTO NO CADERNO DE 20 A 25 LINHAS SOBRE O ASSUNTO.
DEEM UM TITULO AO TRABALHO. APÓS FEITO, O RESPONSÁVEL POR VOCÊS PAI, MÃE, AVÓ, OUTROS, ASSINAM ABAIXO DO TEXTO, COM O SEU NOME. DEPOIS TIRAM UMA FOTO E ME ENVIEM. 

DATA DA ENTREGA DO TRABALHO: 17-06-2020

SEGUE O VÍDEO

La espécie humana no merece la Tierra, sem palavra: 


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 03
Aula 08- Alemão



Woche von 01.06.2020 bis 05.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

Hallo, lieber Schüler/ liebe Schülerin! Wie geht es dir? Ich hoffe geht es dir und deiner Familie gut.

         Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar nossos últimos momentos em    sala de aula? O que estávamos estudando mesmo? Difícil lembrar, né? Faz       tempo. Bom seria poder voltar no tempo, quando nem sabíamos o que era uma     pandemia ou isolamento social.
     Mas com fé e esperança vamos conseguir superar tudo o que estamos passando. Tudo passará!. E temos que seguir! Para isso, busque o seu livro de alemão, ou caderno para quem não o tem,  pois seguiremos dali, contemplando os objetos de conhecimento necessários para o corrente ano de estudo.

     COMBINADO ~ Entregar o “Schutzschild” (escudo protetor)   confeccionado na primeira semana e a pesquisa sobre invenções     genuinamente alemãs, cuja   proposta foi lançada na segunda semana, tudo       junto no nosso retorno às aulas presenciais, o que lhes atribuirá outra nota.


        As atividades a seguir são extraídas do nosso livro, para facilitar sua organização.

 Buch: Wie geht’s  Band 1 - Seite 62
(Livro pág. 62)

1.      Die Monate. Hör zu. (Os meses. Escute.


1.      Wann haben die Kinder Geburtstag?                                                   
Frau Wiest 20.08    Sie hat am zwanzigsten August Geburtstag.  

 er = ele
                                                                sie = ela
    

Buch: Wie geht’s  Band 1 - Seite 63
(Livro pág. 63)

1.    Para muitas pessoas, comemorar o aniversário é o ponto alto do ano. E numa festa de aniversário não pode faltar a comida.

Was gibt es zu essen? Hör zu und sprich nach.
(O que há para comer? Escute e repita.)


das Würstchen

1.      Wie kann man den Geburtstag an soziale Isolation feiern?
(Como será fazer aniversário em tempos de isolamento sozial?) 
Você vivenciou essa situação? Ou sua família?
Zeichne ein Bild.
(Desenhe)

VIel Erfolg!
                       Frau WIest  28.05.2020                                                              







Aula não presencial - Semana 03
Aula 07- Matemática


1.    Ler:
“Enfrentar a nova pandemia de coronavírus (COVID-19) e nos proteger das futuras ameaças globais requer o gerenciamento correto de resíduos médicos e químicos perigosos, a administração consistente e global da natureza e da biodiversidade e o comprometimento com a reconstrução da sociedade, criando empregos verdes e facilitando a transição para uma economia neutra em carbono.
A humanidade depende de ação agora para um futuro resiliente e sustentável”

A semana do meio ambiente em Dois Irmãos ocorre de 1 a 6 de junho de 2020, e nos faz pensar em muitas coisas.
Por exemplo
·         Como estão sendo descartadas as máscaras e objetos que possivelmente podem estar contaminados?
·         Se a falta de saneamento básico deixa a população mais carente mais vulnerável ao covid 19, já que aqueles que não possuem água encanada ou rede de esgoto encontram dificuldades de combater o contágio, tendo em vista que a intensificação da higiene é apontada por especialistas como a melhor estratégia.


2. Responda:
- Que tipo de máscara estão usando em sua família?
- De que modo elas estão sendo descartadas?
- Por qual motivo, na sua opinião, ainda temos um número reduzido de casos aqui na nossa cidade?
- Existe a falta de saneamento básico em Dois Irmão?

3.Resolva os problemas a seguir:

a)    Uma máscara de pano pesa em média 200g, se uma família de 4 pessoas, descartar uma por pessoa a cada semana. Qual o peso desse descarte em dois meses?

b)    De acordo com a tabela abaixo:



I)             Qual a diferença de número da população mais numerosa e a menos numerosa?

     II)            Que estado possui a maior quantidade de leitos da UTI? Que estado 
     possui a menor quantidade de leitos de UTI?

     III)           Se todos os testes rápidos tivessem positivado para o covid 19 e esses pacientes precisassem de uma UTI aqui no Rio Grande do Sul, quantos
     leitos faltariam?

          Observação: Fazer no caderno e enviar uma foto para o email:












Aula não presencial - Semana 03

Aula 05- Português

Ficha de leitura


     Oi, alunos e alunas! Mais uma semana se passou sem a gente poder se encontrar, mas não tem o que fazer, então vou enviar uma atividades que precisa ser entregue no retorno das aulas, numa folha da escola.
      Sei que todos retiraram um livro da biblioteca antes da pandemia começar e acredito que já o tenham lido. Caso não o tenham feito procurem ler um outro livro de literatura para realizar a ficha de leitura. Na mesma precisa constar:

     Nome da obra/ livro:
     Nome do autor/a:
     Personagens principais e suas características:
     Lugar/es onde aconteceu a história:
                  Resumo da história: