terça-feira, 21 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 09 - Geografia

Ainda na continuação do assunto da semana passada. POPULAÇÃO BRASILEIRA.


Explicação:
Se você fizer uma pesquisa em casa com seus familiares, vai descobrir que a muitos anos atrás as famílias eram maiores. O que será que mudou? Então no quadro em azul acima vocês podem ver que a TAXA DE FECUNDIDADE indica o número médio de filhos por mulher entre 15 e 49 anos. Na década de 1960 essa média era de seis filhos por mulher; na década de 1980 a taxa era de quatro filhos e em 2010 essa taxa foi para 2 filhos por mulher.( lembrando sempre que isso é um cálculo sempre num grupo de 1000 pessoas, então não quer dizer que não tem famílias que mais ou menos de dois filhos)

Explicação:
Esperança de vida ou esperança de vida ao nascer, quer dizer quantos anos em média as pessoas viverão. Em 1940 a média de vida de um brasileiro era de 41,5, anos, em 2009 era de 73,1 anos. Lembrando sempre que isto é um cálculo num grupo de mil pessoas, então tem pessoas que vivem mais de 73 anos e outros vivem menos. Observe as pirâmides:


Explicação: sempre se olha a pirâmide na base. De um lado temos os homens e do outro as mulheres. No lado esquerdo a idade das pessoas. E nesta pirâmide da década de 1960 a base era larga e aos poucos ela vai estreitando. E agora veja uma pirâmide recente.

Explicação: Agora observem esta pirâmide é bem diferente. A de azul/verde claro é de 2012 e a de 2019 é azul/verde escuro. A base dela não é mais tão larga e ela se estende lá pela idade dos 30 anos a 39 anos ela alarga. E depois se estreita de novo e lá nos 80 anos ela se alarga. E observa-se que as mulheres vivem mais.

Atividades:
1- que explica que as famílias atualmente tem um número menor de filhos ( não tem nada a ver com televisão ou internet) pesquisem a resposta?
2- Comparando as duas pirâmides, por que será que as mulheres vivem mais?(pesquisem as respostas)
Aula não presencial - Semana 10
Aula 08 - Religião - Profª Ester

Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno. Enviar foto.
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante uma era glacial, quando parte do globo terrestre esteve coberto por gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, ajuntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, aqueciam-se mutuamente naquele inverno tenebroso. Porém, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que ofereciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. Então, todos se afastaram-se feridos, magoados e sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem por mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doía muito. Mais essa não foi a melhor solução porque separados logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com medo, com cuidado, de tal forma que , unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, suportaram-se resistindo à longa era glacial. Sobreviveram. Conclusão: O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, a admirar suas qualidades. É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio! É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!

1- Para você, o que é mais difícil na convivência com as pessoas?
2 - Você se esforça para conviver pacificamente com os outros?
3- Faça um breve comentário do texto.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 07 - Religião - Prof. Vilson

ASSUNTO DA SEMANA: Minha Família!

a) Leia com atenção o texto em ppt: “Família, comunicação e interferência”.
b) Ouça a música dos Titãs: ‘Família”
c) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

FAMÍLIA, COMUNICAÇÃO E INTERFERÊNCIA
Autora: Paula Anelize Tizoni Leão

A família é uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Vários fatores contribuem para o bom entendimento das pessoas dentro de um lar, mas o vital é a comunicação. Ela é essencial para qualquer relação, tendo um papel crucial na vida de todos. A comunicação é feita basicamente de dois momentos: saber falar e, especialmente, saber ouvir. Mas a pressa e a pretensão de clareza podem fazer com que se ouça o que não foi dito ou tire conclusões precipitadas, na maioria das vezes baseadas no famoso “achismo”. Apesar de estarmos na era digital, onde o celular faz tudo e a internet fornece qualquer resposta, ainda estamos nos perdendo por falta de comunicação. Quantas vezes já nos pegamos com a sensação de não sermos entendidos dentro de casa? O modo como nos expressamos e repassamos isso na fala muda tudo, pois quando cada um entende de uma forma uma mensagem acaba se desencadeando discussões sem fim. Somente através do diálogo direto podemos aprender a ouvir. Precisamos evitar os monólogos. Uma das formas de comunicação mais amorosa e eficaz que existe é através do silêncio. Dar-se as mãos, acolher num abraço, abrir espaço para começar a conversar é um ótimo começo para uma boa relação familiar. Deixar o ambiente propício para um bom bate-papo através da calma e do relaxamento é garantia de se fazer entender e ouvir com clareza. Hábitos como reunir a família por algum tempo nos finais de semana, fazer reuniões, abrir espaço para sugestões e novidades, sem que ninguém sinta que é obrigado a participar, é uma forma de compartilhar a comunicação entre si. O bom ditado diz sempre para não gritar e sim melhorar os argumentos, então porque não podemos ser espontâneos e francos com nossos pais? Com toda certeza eles vão prezar essa qualidade e ficar mais abertos a ouvir críticas, pedidos e elogios dos
filhos.

FAMÍLIA
A família é considerada como base para todas as coisas. Um alicerce através da qual, quando bem estruturadas, nos possibilita sermos protagonistas de nossa própria história. É a família que nos proporciona o afeto, o carinho, o amor, a educação/conhecimento, e tudo que necessitamos para sermos bons cidadãos. (Larissa Lopes, Joaçaba-SC). 

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Ampliando a compreensão.

1 – Segundo o texto o que é vital na família? E você concorda com a autora? Justifique:
2 – Quais são os requisitos básicos da comunicação?
3 – Como é o diálogo na sua família? Quais são os assuntos que você discute com sua família?
4 – Qual a importância que a família exerce na sua vida?
5 – Juntamente com seus pais ou responsáveis, defina o que é família:

Ore! Mas, também cuide-se”
Aula não presencial - Semana 10
Aula 06 - Português

Interpretação tirinha (6º e 7º)
Leia a tirinha e depois responda as questões abaixo:

1ª) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou:
a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.

2ª) A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou
a) com raiva.
b) triste.
c) confuso.
d) alegre.

3ª) A finalidade da tirinha acima é
a) promover reflexão.
b) gerar dúvida no leitor.
c) mostrar como se planta uma árvore.
d) causar humor.

4ª) A tirinha acima apresenta uma linguagem
a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 05 - Artes

ASSUNTO: Desenho em monocromia

Na pesquisa sobre o artista Pablo Picasso você viu pinturas dos Períodos Azul e Rosa do artista, em cada um deles ele representava seus sentimentos daquele momento da vida. No Período Azul o luto pela perda de um grande amigo e no Período Rosa a paixão pelo grande amor de sua vida. Na atividade desta semana vamos criar um desenho usando a monocromia nas cores azul e vermelho.

Como fazer:

Em uma folha de ofício ou desenho faça margem de 2 cm, trace uma linha dividindo a folha ao meio. Em seguida use sua imaginação e crie um desenho em cada uma das partes. Lembre-se, vamos trabalhar apenas com as cores azul e vermelho. O desenho do lado direito da folha você usará apenas a cor azul e seus diferentes tons (azul claro , azul escuro, tons que tiver disponível em seus materiais). No desenho do lado esquerdo usará a cor vermelha e os tons que você tiver (laranja, rosa, vermelho claro e escuro). Você poderá usar formas geométricas e linhas fazendo uma composição abstrata, ou um desenho usando suas ideias. Todo o espaço dentro da margem deverá fazer parte do desenho e ser pintado. O desenho deverá ser fotografado e entregue através do Google Sala de Aula.

Bom trabalho e fiquem bem!

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 04 - Inglês

Hello guys! How are you?

Faremos mais uma interpretação de texto do livro de vocês. Reproduzi ele na íntegra. Traduzi algumas palavras, mas vocês também podem usar o dicionário para ajudá-los a entender melhor. Como muitas palavras se repetem no texto, elas foram traduzidas uma única vez. Também estão em destaque vermelho as palavras traduzidas pelo próprio livro. Outras tantas palavras não foram traduzidas por serem parecidas com o português. O texto a seguir, refere-se aos chipanzés, primatas originários da África. O texto que será lido é um ‘fact file’ (arquivo de fatos). Você sabia que os chipanzés usam um complexo sistema de sons para se comunicar?

Aula não presencial - Semana 10
Aula 03- Alemão

Woche von 20.07.2020 bis 24.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Lieber Schüler / Querid@s alun@s!
Am 20. Juli é considerado o dia do Amigo.
Freunde (amigos), Freundschaft (amizade) tão importante!!

Para acesso às atividades clique no link:https://drive.google.com/file/d/1b157SwEovbvMnYUGpResfHSefWMDEE-y/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 10
Aula 02- Educação Física

Jogo de Bocha: A Bocha é um esporte jogado entre duas equipes, cada qual tendo direito a seis bochas (bolas) na modalidade trio, quatro bochas na modalidade de duplas - duas para cada atleta - e quatro também na modalidade individual. O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. As canchas devem ter dimensões de 30,50 metros de comprimento, 4 metros de largura e altura uniforme de 30 cm. A maioria de pessoas que pratica o esporte é composta de idosos, mas o quadro vem mudando nos últimos anos com a adesão de jovens ao esporte.

Atividade: usem a imaginação: criem oito bolas (quatro de cada cor) podendo ser bola de meia, ou de jornal, ou bolinha plástica (as de piscina de bolinhas); e mais uma bola (menor que as demais) de outra cor. Posicionem a bola menor em uma superfície plana. Se distanciem dela traçando um risco no chão. Objetivo do jogo: lançar suas bolinhas para que cheguem o mais próximo possível da bola menor. Ao término dos lançamentos, ganha aquele que conseguiu chegar o mais perto possível do bolim.

Convidem sua família. Desafiem-se! Podem criar a sua forma de pontuação. Bom jogo e diversão!
Aula não presencial - Semana 10
Aula 01- Matemática

EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Obs: Após corrigir as atividades da semana passada resolva os exercícios.
Exercícios:

1. Resolva as expressões:
a) -10 - 20:(+4) =
b) 31 + (-40): (+2) =
c) (+30) :(-6) + (-18) :(+3) =
d) 7:(-7) + 2. (-6)+11=
e) (-36) :(-4) + 3. (-3)=
f) 35- 6. (+6)+ (+54):(-6)=
g) 2 + (-75): (-5) -4. (-1)=
h) 10 - (-8): (+4) =
i) 5+12:(-2) -3. (-1)=
j) 81-(+5). (+16)=
k) 16:(-8) + (-49) =
l) (-7 -4). (-9+2) - (-72+2):(-5-5) + (-9-4+6)=
m) (-9-3): (-1+7) - [10-(-4-3). (-5+4)+(-36):(-1-3)]=

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 11- Ciências

Oie! Tudo bem?
Vocês já sabiam da existência das placas tectônicas? Pois é, através das placas tectônicas conseguimos explicar a existência e a dinâmica da formação de montanhas, dos terremotos e dos vulcões. Para facilitar o entendimento, gravei um vídeo com uma explicação sobre esse assunto.
Assim, vocês devem:
→ Assistir ao vídeo sobre Placas tectônicas disponível no link: 
→ Resolver as 3 atividades a seguir, fotografar e postar na plataforma.
1. Qual a relação dos terremotos com as placas tectônicas? O que é Escala Richter?
2. Desenhe um vulcão, identificando a localização das placas tectônicas, do magma e da lava.
3. Aqui em Dois Irmãos, existe alguma possibilidade de surgirem montanhas, terremotos ou vulcões? Comente.