segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - História

DEPOIS DA AULA PELO MEET, VAMOS PARA CONTINUAÇÃO:






ATIVIDADE: Pesquisem em publicações impressa ou digitais (internet) uma foto atual que represente um julgamento no Brasil. Depois respondam no caderno:
a) Na Foto, quem está sendo julgado? Há júris e juízes? Explique:
b) Qual é o órgão responsável pelo julgamento? Ele pertence à Igreja ou ao Estado?
c) Compare a foto que você pesquisou com a gravura abaixo. Quais semelhanças e diferenças você identifica entre elas?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - Geografia

Bom essa semana vamos usar o livro didático do sétimo ano de Geografia, em PDF pois o livro físico nem deu tempo de entregar para vocês no início do ano. Vou deixar o link para vocês folhear ele e as páginas certas. As páginas sempre estão do lado de baixo no livro. Esta é a capa do livro. Ai vocês clicam no link que está abaixo e vai abrir isto: http://pnld.smeducacao.com.br/assets/GA-GEO7/
Após isso vou deixar outra imagem onde vocês precisam mexer para abrir o livro
Ali onde tem o número 300 e tem uma flechinha, (circulo vermelho) você clica e o livro vai abrindo. Então precisam ir até a página :70, 71, 72,73, 74, 75, 76, 77 e 78. Estas páginas ficam do lado de baixo: http://pnld.smeducacao.com.br/assets/GA-GEO7/

Na sequência do nosso estudo sobre a Geografia do Brasil, vamos para continuar na parte econômica. Na semana passada trabalhamos a parte da indústria. Agora vamos para o campo, agricultura: agropecuária. Nestas páginas 70, 71, 72,73, 74, 75, 76, 77 e 78, tem o assunto sobre AGROPECUÁRIA NO BRASIL.

ATIVIDADES: Fazer um resumo destas páginas para o caderno. Após enviar uma foto sobre este assunto e enviar no Classrom. Após farei explicação no meet para vocês.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Religião - Profª Ester



Origem do Dia dos Pais
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas. Desde a história da civilização passamos por datas importantes, sendo muitas internacionalmente e outras mais específicas para um país ou região, trazendo seus significados, tornando-as relevantes para todos nós.

Dia dos pais é uma das datas mais celebradas no mundo, porém pouco se sabe sobre a origem dessa data. Conta-se a lenda que há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmeseu, filho do rei Nabucodonosor moldou em argila o primeiro cartão, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. Todavia a data foi institucionalizada no ano de 1909, quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd , resolveu mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, a admiração que sentia por ele, pois havia perdido a esposa em 1808, que faleceu ao dar a luz sexto filho. John criou todos os filhos sozinho sendo sempre um bom pai, responsável e carinhoso, motivando assim a filha Sonora.

O interesse da data espalhou para todo o Estado de Washington, tornando-se uma celebração nacional. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia, mas foi só em 1966 que o presidente Lyndon Jonson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, no entanto, alguns dizem que foi oficializado em 1972 pelo presidente Richard Nixon (“ Dia dos Pais”, Fhater’s Day.)

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, criada por Roberto Marinho, cujo objetivo era tanto social quanto comercial, querendo atrair comerciantes para seu jornal “O Globo”. Conta-se que na verdade, ela foi idealizada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal, propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. No entanto depois de algum tempo a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até hoje. Durante esse dia acontecem diferentes tipos de celebrações, apresentações, almoço em família, troca de presentes, entre outras. ( só que dessa vez não será possível fazer isso). Seguindo a tradição da Igreja Católica, 19 de Março comemora-se o dia dos pais em Portugal, celebrando o dia de são José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus.

Países que celebram o Dia dos Pais em outras datas

Em Portugal, Itália, Bolívia e Espanha, a festividade acontece dia 19 de março, dia de São José. No Reino Unido acontece no terceiro domingo de junho, sem grandes comemorações. Na Argentina comemora-se na mesma data com reuniões em famílias. Na Grécia, essa comemoração é recente, decorrente ao dia das mães, se comemora em 21 de junho. No Canadá, 17 de junho, pois ainda sem grandes comemorações, considerada uma data comercial. Na Alemanha, no dia da Ascensão, 39 dias depois da Páscoa, costumam fazer piqueniques e andar de bicicleta. Austrália segundo de setembro. Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho, La as festas são como no Brasil reuniões em famílias e presentes. Peru, a data não é muito especial para eles, comemora-se no terceiro domingo de junho. África do Sul, não é data tradicional, porém acontece no mesmo dia do Brasil. Rússia não existe propriamente o dia dos pais, os homens comemoram dia 23 de fevereiro o dia do “defensor da pátria”. Suécia, Finlândia e Estônia comemoram no segundo domingo de novembro.

ATIVIDADE: Eu sei que muitos talvez não têm um pai presente, (por vários motivos, eu por exemplo não tenho mais já é falecido). Mas alguém está fazendo esse papel de pai, talvez a própria mãe, o vó, o padrasto, tio ou outra pessoa.

Quero que você de uma maneira criativa faça uma pequena homenagem ao seu ‘’pai’’. Depois me escrevam o que fizeram. Talvez um cartão, uma carta, ou alguma outra coisa (lembrando não é nada comercial e sim o fato de dar um forte abraço a essa pessoa, claro se a tiver). Depois me escrevam como foi este dia e enviam pelo classroom.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROSQuanto a base teremos:

Base positiva:
 A potência será sempre positiva.
Exemplos:
a) (+7)² = 7.7=49      b) (+3)³= 3.3.3=9.3=27
Base negativa: Tem que cuidar o expoente! Expoente par: potência positiva.

Exemplos:
    a) (-7)²= (-7).(-7) = +49
    b) (-2)4= (-2).(-2).(-2).(-2)= 4.(-2).(-2)=-8(-2)=+16

    Expoente ímpar: potência negativa
    a) (-7)³= (-7).(-7).(-7)= +49.(-7)= -343 b) (-2)5= (-2).(2).(-2).(-2).(-2)= +4.(-2).(-2).(-2)= -8.(-2).(-2)=16.(-2)=-32

EXERCÍCIOS
Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA

Para acessar clique no link: https://drive.google.com/file/d/1a57WRMW_uc4vMlxlWkTsa-a7hFyUTzhG/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Desenho de observação
Nosso último trabalho foi referente ao artista Van Gogh e sua relação com as cores e a luz em suas obras. A obra trabalhada “ Noite Estrelada” trouxe as ideias para um desenho de releitura. O artista Vincent Van Gogh alimentava sua inspiração em lugares, objetos e paisagens que observava. Segue um pequeno texto para leitura sobre o momento em que pintou a obra “Noite estrelada”.

Análise, interpretação e contexto

Vincent van Gogh pintou esta tela quando estava no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente em 1889, após ter cortado a sua própria orelha. Van Gogh sofria de depressão e de surtos psicóticos. Durante este período ele realizou vários estudos de lugares dentro do hospício, como o corredor e a entrada. As saídas de Van Gogh eram controladas. O pintor tinha pouco contato com o mundo exterior, o que o deixou com limitações de temas para a pintura. O artista resolveu se dedicar mais a interpretações de obras de outros artistas. Dentro do hospício, Van Gogh tinha acesso a duas celas: uma onde dormia, e outra no térreo, onde podia pintar as suas telas. A Noite Estrelada é a vista da cela na qual ele dormia, pouco antes do nascer do sol. O pintor não podia fazer suas telas nesse quarto, porém ele tinha carvão e papel, no qual fazia esboços em que trabalhava mais tarde na cela dedicada à pintura. (Cultura Genial)

O trabalho desta semana será um desenho de observação. Escolha um lugar, uma paisagem ou planta para observar em detalhes e desenhar. Fique atento às cores e à luz que reflete em sua observação e procure representar em seu desenho o que você vê. Não será necessário fazer margem e se preferir poderá utilizar tinta para pintar seu desenho.

O trabalho concluído deverá ser fotografado e entregue através do
Google Sala de Aula.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi guys! What’s up?
Today, trabalharemos um um texto sobre esportes. Este texto foi digitalizado from your book. Praticar esportes e a prática de atividades físicas melhoraram a qualidade de vida das pessoas. As mulheres têm recebido mais destaque no futebol nos últimos tempos. Leia a manchete da notícia abaixo. Qual é o tema da notícia? ____________________________


Glossary: loses: perde came out: veio; saiu ranking: posição; classificação tied: empataram com Earned: ganhou spot: marca over: sobre while: enquanto beat: venceram
  1. Who (quem) are the players (jogadoras) in the picture?
  2. What (Qual) are their nationalities?
  3. Which (Qual) country (país) was the world’s Nº 1 team (time) in 2014?
  4. Who is the author (autor) of this piece (pedaço) of news (notícias)?
After reading the box above, answer the questions: (Depois de ler atenciosamente o quadro acima, responda as seguintes perguntas):
5- What is the headline (manchete) of the News (notícia)?
6- What is the lead?
7- Read the photograph caption: what is it about (é sobre o quê)?
a) It describes (descreve) the action in the photograph.
b) It reveals (revela) the main idea (idea principal) of the news (notícia)
8- Read the news again. Match the questions to their answers. (Leia a notícia novamente. Ache a respostas para as perguntas)
a) was announced (anunciado)? ______ The 2014 Women’s World Rankings.
b) Who announced the fact reported (relatado) ______ December, 2014.
    by this piece of news? ______ FIFA.
c) When (quando) was it announced?

Obs: 1: Quem tirar foto, por favor, escreva a caneta; 2: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse e-mail: jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

sábado, 1 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 01 - Alemão

Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, como estão?

CORREÇÃO: Você sabe o que comemoramos no dia 25 de julho? 196 anos da imigração alemã no Brasil.

DESAFIO
Responda: Quantas pessoas vieram no primeiro grupo de imigrantes alemães chegados em 25 de julho de 1824 na primeira Colônia Alemã do Brasil reconhecida, atual São Leopoldo?
( ) 24 ( X ) 39 ( ) 65 ( ) 86

Parabéns pelo envio do desenho sobre o quadro intitulado “Chegada dos imigrantes alemães em São Leopoldo” que você conheceu na última aula e pela autoavaliação realizada no seu livro, na página 71.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 11 - Ciências

Oie! Tudo bem?
Nessa semana, vocês farão algumas atividades práticas que requerem observação e registro. O ar é matéria. Ele ocupa todo o espaço de um ambiente onde não existe outra matéria. Imagine uma garrafa com água até a metade: a outra metade (a de cima) é ocupada por ar. Sendo matéria, o ar possui massa (ou “peso”). Quando cheia de ar, uma bola, por exemplo, tem mais massa do que quando está vazia. O ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava. Quando é comprimido ele diminui o seu volume. O ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre, é a chamada pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície, maior é a pressão. O ar pode formar correntes devido a sua expansão: uma porção de ar aquecida se expande e sobe, uma porção de ar frio desce. Assim, formam-se os ventos. Os ventos podem ser mais ou menos intensos, dependendo da velocidade das correntes de ar.

Atividade prática 1:
Bola de papel que não se molha dentro da água?
Como fazer:
1) Faça uma bolinha com o lenço de papel;
2) Cole a bolinha no fundo de um copo, utilizando fita adesiva;
3) Verifique se o papel está bem preso no copo;
4) Vire o copo de cabeça para baixo, mergulhando-o numa bacia com água (sem incliná-lo).

Atividade prática 2:
Atividade prática 3:

Atividade prática 4:
Vocês devem:
→ Escolher ao menos dois dos experimentos citados, e fazê-los em casa.
→ Registrar através de fotos e postar na plataforma.

domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 10 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

SEDENTARISMO EM CRIANÇAS
Uma cena muito comum é encontrar uma criança com um tablet, celular ou videogame, alternativas muito utilizadas por pais atarefados que não encontrar tempo para dedicar aos filhos. No entanto, o sedentarismo em crianças pode originar sérias complicações na saúde da criança ou adolescente. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 41 milhões de crianças menores de 5 anos estão obesas ou acima do peso ideal. Entre os adolescentes os dados também são alarmantes: 80% deles não praticam atividades físicas recomendadas para sua idade. A falta de estímulos físicos na infância avança junto com a tecnologia, tornando-se uma grande preocupação para pais e órgãos de saúde.

Causas do sedentarismo em crianças
A concorrência com brincadeiras que envolvam atividade física atualmente é grande. Desenhos, filmes, jogos, séries, a facilidade e rapidez tecnológica torna brincadeiras físicas como amarelinha, esconde-esconde e pega-pega ultrapassadas. Ao conectar-se com o universo tecnológico, a criança acaba mantendo-se quieta e ocupada naquele período, o que é muito vantajoso para familiares ocupados com vidas atribuladas. Além da comodidade das brincadeiras com eletrônicos, a falta de exemplo dos pais que não praticam atividade física e a falta de incentivo (seja da família, responsáveis ou até de professores) são as principais causas do sedentarismo em crianças.

Principais riscos do sedentarismo infantil
Veja os principais problemas que o sedentarismo em crianças pode causar:
-Obesidade: No Brasil, 39% das crianças são obesas e sedentárias. A ausência de práticas físicas colabora para o acúmulo de gordura e dificulta a queima calórica, representando o maior impacto do sedentarismo infantil. A obesidade pode ser a porta de entrada para o desenvolvimento de outras doenças.
-Diabetes: A diabetes é uma doença resultante de fatores do sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares ruins. O corpo da criança com excesso de peso pode criar resistência à insulina, condição que dificulta o transporte de glicose até as células, desenvolvendo a doença.
-Hipertensão: Má alimentação combinada com hábitos sedentários pode desenvolver hipertensão. Em crianças, esse distúrbio pode afetar rins destruindo mecanismos responsáveis pela filtragem do sangue e desenvolvendo problemas mais graves.
O sedentarismo pode desenvolver além de doenças infantis, distúrbios comuns na vida adulta como problemas na coordenação motora, regressão funcional, hipotrofia de fibras musculares e má flexibilidade articular.

Como acabar com o sedentarismo infantil
Se os seu filhos já apresentam sinais de sedentarismo, não se preocupe pois esse quadro pode ser revertido. Siga as dicas abaixo para tornar as crianças mais ativas: seja um bom exemplo e exercite-se (a criança entenderá o exercício como algo normal da rotina, e não uma obrigação); não obrigue, convença e mostre como as atividades podem ser divertidas; promova passeios ao ar livre (leve seus filhos para atividades em parques, bosques, praias); imponha limites (seja o responsável por definir os períodos de uso de eletrônicos); Invista em atividades esportivas (matricule-os em aulas de natação, futebol, karatê, promovendo também o envolvimento social). Acabar com o sedentarismo em crianças é a melhor maneira de torná-los adultos saudáveis e ativos. Porém, isso será possível somente se pais ou responsáveis estiverem empenhados em desfrutar períodos de qualidade junto às crianças.