quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Dia do Estudante

Queridos Alunos!!!



Queremos parabenizá-los pelo dia do estudante. Pensando com carinho em vocês programamos uma semana de pausa. Queremos parabenizar aos que estão com as atividades em dia, e também dedicar o tempo desta semana para aqueles que ainda estão com tarefas em atraso. Então para essa semana teremos um encontro pelo meet com o professor conselheiro de cada turma, professora Lia fará um concurso de desenho e ainda preparamos uma mensagem bem especial para vocês:



Parabéns estudantes. Um abraço professores e equipe diretiva

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Dia do Estudante


Dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante. A data é comemorada com atividades culturais nas Escolas Municipais de Dois Irmãos, devido a pandemia do coronavírus, a comemoração não poderá ser realizada presencialmente, mas será lembrada por aqui. Este ano a dança ganha espaço, a dança que diverte, impressiona com a variedade de passos realizados com o corpo pelo artista e movimenta quem assiste. Devido a nova realidade do momento, vocês estão estudando em suas casas, muitas vezes deitados, usando mais o celular com uma postura não muito adequada. Por isso, além de incentivar a experimentação artística que é muito válida para o desenvolvimento pessoal do ser humano, queremos alertar sobre a necessidade de cuidar do corpo, a importância do alongamento para uma qualidade de vida, fazendo com que vocês se sintam melhor para estudar e aprender mais.
A Administração Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento de Cultura, e em parceria com a Escola de Dança Mega Dence, convida os alunos e as suas famílias a alongar e a dançar através de vídeo, fazendo um alerta para importância de ter uma qualidade de vida.

FELIZ DIA DO ESTUDANTE!

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 11 - Ciências

Olá! Nessa semana, concluiremos o assunto ar/atmosfera. Vocês devem:
→ Assistir ao vídeo sobre Ciclos biogeoquímicos, disponível no link:

→ Cada esquema a seguir representa um dos ciclos biogeoquímicos. Escreva o título correspondente em cada esquema, a seguir fotografe e poste na plataforma. 

Ciclo do carbono: o que é, etapas, resumo - Biologia Net
Aula não presencial - Semana 12
Aula 10 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o email institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.


À população geral: cuidados em tempos de pandemia.

1. O novo coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Não existe nenhuma relação da doença com uma etnia ou nacionalidade. Demonstre empatia com todos os afetados em qualquer país. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza. 
2. Não se refira às pessoas com a doença como "casos de covid-19" ou "vítimas", "famílias de covid-19", "adoentados" etc. Eles são "pessoas com covid-19 ou que estão em tratamento, ou se recuperando" e depois de recuperados continuarão sua vida normal em família, no trabalho e com seus entes queridos. É importante separar a pessoa e a sua identidade do vírus em si para reduzir o estigma.

3. Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busque informação apenas de fontes fidedignas e dê passos práticos para preparar seus planos, proteger-se e a sua família. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o "bombardeio desnecessário" de informações. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas. E busque essas notícias em intervalos regulares do website da Organização Mundial da Saúde, das autoridades locais para que possa fazer a diferença entre boato e fato. Os fatos ajudam a minimizar o medo. 

4. Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade pode ajudar a criar solidariedade e a enfrentar o covid-19 em união. 

5. Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis e imagens positivas de pessoas na sua área que tiveram o covid-19. Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi. 

6. Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros. 

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Ampliando a compreensão.
-Considerando que ultimamente estamos em meio a um momento muito crítico de muitos contágios e o aumento considerável de mortes pela Pandemia (coronavirus). A partir do texto, anote abaixo 10 (dez) os cuidados que você precisa tomar em casa?
R.:
1-
2-
3-
4
5-
6-
7-
8-
9-
10-

Para você, deixo o melhor de mim!

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 09 - Educação Física

A atividade desta semana é referente à leitura do artigo da semana passada sobre o sedentarismo.
Responda os seguintes questionamentos:
1 – Quantas crianças têm na sua casa?
2 – Qual idade de todas elas?
3 – Qual a regularidade de alguma atividade física que as mesmas praticam?
4 – Quais são essas atividades físicas?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - História

DEPOIS DA AULA PELO MEET, VAMOS PARA CONTINUAÇÃO:






ATIVIDADE: Pesquisem em publicações impressa ou digitais (internet) uma foto atual que represente um julgamento no Brasil. Depois respondam no caderno:
a) Na Foto, quem está sendo julgado? Há júris e juízes? Explique:
b) Qual é o órgão responsável pelo julgamento? Ele pertence à Igreja ou ao Estado?
c) Compare a foto que você pesquisou com a gravura abaixo. Quais semelhanças e diferenças você identifica entre elas?
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - Geografia

Bom essa semana vamos usar o livro didático do sétimo ano de Geografia, em PDF pois o livro físico nem deu tempo de entregar para vocês no início do ano. Vou deixar o link para vocês folhear ele e as páginas certas. As páginas sempre estão do lado de baixo no livro. Esta é a capa do livro. Ai vocês clicam no link que está abaixo e vai abrir isto: http://pnld.smeducacao.com.br/assets/GA-GEO7/
Após isso vou deixar outra imagem onde vocês precisam mexer para abrir o livro
Ali onde tem o número 300 e tem uma flechinha, (circulo vermelho) você clica e o livro vai abrindo. Então precisam ir até a página :70, 71, 72,73, 74, 75, 76, 77 e 78. Estas páginas ficam do lado de baixo: http://pnld.smeducacao.com.br/assets/GA-GEO7/

Na sequência do nosso estudo sobre a Geografia do Brasil, vamos para continuar na parte econômica. Na semana passada trabalhamos a parte da indústria. Agora vamos para o campo, agricultura: agropecuária. Nestas páginas 70, 71, 72,73, 74, 75, 76, 77 e 78, tem o assunto sobre AGROPECUÁRIA NO BRASIL.

ATIVIDADES: Fazer um resumo destas páginas para o caderno. Após enviar uma foto sobre este assunto e enviar no Classrom. Após farei explicação no meet para vocês.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Religião - Profª Ester



Origem do Dia dos Pais
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas. Desde a história da civilização passamos por datas importantes, sendo muitas internacionalmente e outras mais específicas para um país ou região, trazendo seus significados, tornando-as relevantes para todos nós.

Dia dos pais é uma das datas mais celebradas no mundo, porém pouco se sabe sobre a origem dessa data. Conta-se a lenda que há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmeseu, filho do rei Nabucodonosor moldou em argila o primeiro cartão, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. Todavia a data foi institucionalizada no ano de 1909, quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd , resolveu mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, a admiração que sentia por ele, pois havia perdido a esposa em 1808, que faleceu ao dar a luz sexto filho. John criou todos os filhos sozinho sendo sempre um bom pai, responsável e carinhoso, motivando assim a filha Sonora.

O interesse da data espalhou para todo o Estado de Washington, tornando-se uma celebração nacional. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia, mas foi só em 1966 que o presidente Lyndon Jonson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, no entanto, alguns dizem que foi oficializado em 1972 pelo presidente Richard Nixon (“ Dia dos Pais”, Fhater’s Day.)

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, criada por Roberto Marinho, cujo objetivo era tanto social quanto comercial, querendo atrair comerciantes para seu jornal “O Globo”. Conta-se que na verdade, ela foi idealizada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal, propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. No entanto depois de algum tempo a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até hoje. Durante esse dia acontecem diferentes tipos de celebrações, apresentações, almoço em família, troca de presentes, entre outras. ( só que dessa vez não será possível fazer isso). Seguindo a tradição da Igreja Católica, 19 de Março comemora-se o dia dos pais em Portugal, celebrando o dia de são José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus.

Países que celebram o Dia dos Pais em outras datas

Em Portugal, Itália, Bolívia e Espanha, a festividade acontece dia 19 de março, dia de São José. No Reino Unido acontece no terceiro domingo de junho, sem grandes comemorações. Na Argentina comemora-se na mesma data com reuniões em famílias. Na Grécia, essa comemoração é recente, decorrente ao dia das mães, se comemora em 21 de junho. No Canadá, 17 de junho, pois ainda sem grandes comemorações, considerada uma data comercial. Na Alemanha, no dia da Ascensão, 39 dias depois da Páscoa, costumam fazer piqueniques e andar de bicicleta. Austrália segundo de setembro. Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho, La as festas são como no Brasil reuniões em famílias e presentes. Peru, a data não é muito especial para eles, comemora-se no terceiro domingo de junho. África do Sul, não é data tradicional, porém acontece no mesmo dia do Brasil. Rússia não existe propriamente o dia dos pais, os homens comemoram dia 23 de fevereiro o dia do “defensor da pátria”. Suécia, Finlândia e Estônia comemoram no segundo domingo de novembro.

ATIVIDADE: Eu sei que muitos talvez não têm um pai presente, (por vários motivos, eu por exemplo não tenho mais já é falecido). Mas alguém está fazendo esse papel de pai, talvez a própria mãe, o vó, o padrasto, tio ou outra pessoa.

Quero que você de uma maneira criativa faça uma pequena homenagem ao seu ‘’pai’’. Depois me escrevam o que fizeram. Talvez um cartão, uma carta, ou alguma outra coisa (lembrando não é nada comercial e sim o fato de dar um forte abraço a essa pessoa, claro se a tiver). Depois me escrevam como foi este dia e enviam pelo classroom.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROSQuanto a base teremos:

Base positiva:
 A potência será sempre positiva.
Exemplos:
a) (+7)² = 7.7=49      b) (+3)³= 3.3.3=9.3=27
Base negativa: Tem que cuidar o expoente! Expoente par: potência positiva.

Exemplos:
    a) (-7)²= (-7).(-7) = +49
    b) (-2)4= (-2).(-2).(-2).(-2)= 4.(-2).(-2)=-8(-2)=+16

    Expoente ímpar: potência negativa
    a) (-7)³= (-7).(-7).(-7)= +49.(-7)= -343 b) (-2)5= (-2).(2).(-2).(-2).(-2)= +4.(-2).(-2).(-2)= -8.(-2).(-2)=16.(-2)=-32

EXERCÍCIOS
Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA

Para acessar clique no link: https://drive.google.com/file/d/1a57WRMW_uc4vMlxlWkTsa-a7hFyUTzhG/view?usp=sharing