sábado, 22 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 14
Aula 07 - Português

Leia: Nossa vida
Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo. A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol. 
─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande. O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro. Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem... Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha. Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura. Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.
Paula Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.

Questão 1 – O objetivo do texto é:
( ) divulgar algo.
( ) noticiar um fato.
( ) narrar uma história.
Questão 2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como
trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:
( ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
( ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
( ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
Questão 3 – O narrador do texto expõe uma opinião na passagem:
( ) “Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.”
( ) “De manhãzinha, café aguado com pão duro.”
( ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da
Bahia.”
Questão 4 – A expressão grifada indica um lugar no trecho:
( ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”
( ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”
( ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”
Questão 5 – Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o
pensamento:
( ) de seu pai.
( ) de sua mãe.
( ) do capataz da fazenda.
Questão 6 – Na frase “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:
( ) reforça a negação.
( ) indica uma correção.
( ) estabelece uma contradição.
Questão 7 – No segmento “Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente
trabalhar firme.”, a palavra “firme” exprime:
( ) o meio com que o capaz fazia a gente trabalhar.
( ) o modo com que o capaz fazia a gente trabalhar.
( ) a intensidade com que o capaz fazia a gente trabalhar.
Questão 8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados na
fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
( ) “roçar”
( ) “capinar”
( ) “carregar carrinhos de mão pesados”
Questão 9 – Que tipo de narrador o texto apresenta?
Questão 10 – Onde esta família morava?
Questão 11 – Quais as personagens que aparecem no texto?
Questão 12 – O que ofereciam na fazenda para eles comer?
Questão 13 - O que o narrador escutou falar de gente que sai da fazenda , como saem de lá?
Questão 14 - Qual a idade do narrador?
Questão 15 – Quantas crianças podem trabalhar com o mesmo valor de um adulto?
Aula não presencial - Semana 14
Aula 06 - Matemática

1.Calcule:
a) (-4) ¹ =
b) 6¹ =
c) 0³ =
d)16 =
e) (-1)7=
f) -18= 
g) -100°= 
h) -10= 
i)-180=

2.Calcule o valor das expressões:
a) 45+52 =
b)-4³= 
c) -+10²=
d) -17-15=
e)10²--2³= 
f) -2³-=
g) -5²+1³-=
h)8²-3+01+6²=

3.Calcule o valor das expressões:
a)5.-42=
b)8.(-1)4=
c)(-1)5 -1 9 = 
d) -10. (-2)6=
e)102. (-2)3= 
f)30+(-3)0=
g) -92+(-9)2=
h) -22-(-2)4=

4. Calcule:
a)O quadrado de -19:
b)O quadrado de -30:
c) O cubo de -11:
d) O cubo de 20:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 05 - Arte

ASSUNTO: Renascimento
Estimados alunos! Para conhecerem um pouco mais sobre artistas do período renascentista estou deixando esta semana um material em anexo para leitura e conhecimento sobre alguns envolvidos nesta etapa da História da Arte. Deverão fazer a leitura e escrever um pouco sobre cada um deles, fazendo o registro no caderno. Quando estiver pronto deve ser fotografado e entregue através do Google Sala de Aula. Bom trabalho a todos e fiquem bem! 
Aula não presencial - Semana 14
Aula 04 - Inglês

Hi guys, how are you?

1. Leia o artigo de uma revista digital que fala sobre Gabriel Mediana. Para acessar o material e as atividades, clique no link: https://drive.google.com/file/d/1AylyO1zFFN2aCCkJFEVsUwR6huDtHPZB/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 14
Aula 03 - História

Na sequência respostas das atividades da aula anterior:
3. resposta pessoal. A e b.
Revisão de conteúdos: copiar as perguntas e fazer no caderno. Enviar foto.
Aula não presencial - Semana 14
Aula 02 - Geografia

Respostas das atividades nº 2 e nº 3. Confiram da aula anterior.

C) resposta pessoal.
ATIVIDADE DA SEMANA copiar no caderno e mandar foto.

Interprete o texto acima e reescreva-o com suas palavras. Na sua opinião quais iniciativas do Estado e da população podem contribuir para que esse direito seja assegurado?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Para introduzir o próximo assunto deixo aqui algumas perguntas para responder:
Aula não presencial - Semana 14
Aula 01 - Religião - Profª Ester

Queridos alunos! Façam uma pequena pesquisa sobre algumas religiões abaixo citadas e respondam, marcando a alternativa que acharem estar certa. Adiante estudaremos as religiões. Aula que vem mando o gabarito.
1)- Qual é a maior religião do Estados Unidos?
( ) Catolicismo
( ) Protestantismo (Evangélico)
( ) Islamismo
( ) Judaísmo
( ) Budismo.
2)- Quem criou o Cristianismo?
( ) Constâncio
( ) Fausta
( ) Jorge I
( ) Constantino I
( ) Helena.
3)- De onde o Cristianismo surgiu?
( ) Arábia Saudita - Medina
( ) Itália - Roma
( )França - Paris
( ) Brasil - São Paulo
( ) Israel – Jerusalém.
4)- De onde o Islamismo surgiu?
( ) Arábia Saudita - Medina
( ) Itália - Roma
( ) França - Paris
( ) Brasil - São Paulo
( ) Israel - Jerusalém
5)- De onde o Judaísmo surgiu?
( ) Arábia Saudita - Medina
( ) Itália – Roma
( ) França - Paris
( )Brasil - São Paulo
( )Israel - Jerusalém
6)- Como será o "Fim dos tempos", segundo o Islamismo?
( ) Alá descerá do céu e derrotará o Anticristo.
( ) Jesus (Isa) descerá do céu, derrotará o Anticristo e unirá os muçulmanos e cristãos em
verdade verdadeira. Após isso acontecerá o Juízo Final.
( ) Maomé descerá do céu e dará paz ao povo muçulmano.
7)- De qual livro sagrado vem este texto abaixo? "Uma boa ação é aquela que faz aparecer um
sorriso no rosto do outro."
( ) Alcorão
( ) Bíblia
( ) Torá
8)- (Marque o intruso) Qual é o livro da Bíblia que não se encontra no Velho Testamento?
( ) Gênesis
( )Isaías
( ) Joel
( ) Tito
( )Jó
9)- (Marque o intruso) Qual dos Mandamentos abaixo não existe no Judaísmo?
( ) A lei da circuncisão
( ) A lei do veganismo
( ) Amar ao próximo
( ) Respeitar aos pais
( ) O sal colocado com as ofertas
10)- Segundo o Islamismo, quem foi o primeiro profeta?
( ) Eva
( ) Moisés
( )Adão
( )Jesus
( )Maomé

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 11 - Ciências

Oi turma! Tudo bem?
Nessa semana, iremos testar alguns conhecimentos relacionados aos assuntos que trabalhamos nas últimas semanas. Para isso, vocês deverão responder às questões a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.

1. Em 1915, o meteorologista Alfred Wegener apresentou à comunidade científica uma ideia bastante polêmica: os continentes atuais, num passado bem distante, faziam parte de uma única massa de terra, que ele chamou de Pangeia. Ao se mover, essa massa de terra se rompeu, originando os continentes, até chegar à situação que conhecemos hoje. Essa hipótese ficou conhecida como a “deriva dos continentes”. Na sua elaboração, Wegener se baseou em uma série de observações que, para ele, tinham o caráter de evidências, ou seja, provas de suas ideias. Uma das evidências que Wegener utilizou para argumentar em favor da hipótese da deriva continental foi:
a) A semelhança da costa leste da América do Sul com a costa oeste da África.
b) A posição do Trópico de Capricórnio na América do Sul, África e Austrália.
c) A existência de florestas em todos os continentes.
d) A temperatura muito baixa das regiões polares.
2. O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:
a) do continente sul-americano.
b) das cadeias de montanhas do México.
c) da Cordilheira dos Andes.
d) da Cordilheira do Himalaia.
e) do Grand Canyon.
3. O atrito entre placas tectônicas vizinhas libera uma quantidade de energia muito grande, provocando uma grande instabilidade nas regiões próximas às bordas das placas. Por isso, nessas regiões ocorre um maior número de:
a) Períodos muito quentes.
b) Terremotos e vulcões.
c) Furacões e tempestades.
d) Períodos sem chuva.
4. Sabe-se que o mundo é assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcânicos e tsunamis, no entanto, o território brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isso ocorre em virtude de características geológicas especiais. Isso pode ser associado à seguinte afirmação:
a) O Brasil está localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca.
b) O Brasil localiza-se no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana.
c) O Brasil localiza-se na placa do Atlântico.
d) O Brasil localiza-se no centro da placa sul-americana.
e) O Brasil localiza-se na placa centro-americana.
5. Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é feito de matéria e ocupa espaço no ambiente. O ar, quando sofre pressão, passa a ocupar menor espaço. Isso ocorre em razão de uma propriedade. A alternativa que apresenta esta propriedade é:
a) elasticidade.
b) pressão atmosférica.
c) expansibilidade.
d) compressibilidade.
6. Qual o gás encontrado em maior quantidade no ar?
a) oxigênio.
b) nitrogênio.
c) hidrogênio.
d) gás carbônico.
7. A atmosfera é:
a) A parte sólida da superfície da Terra.
b) A camada gasosa que envolve a Terra.
c) O total de água, no estado líquido, existente na superfície terrestre.
d) A camada sólida que envolve a Terra.
8. A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.
9. O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?
a) Destruição da camada de ozônio.
b) Inversão térmica.
c) Efeito estufa.
d) Chuva ácida.
e) Eutrofização.
10. O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.
a) Derretimento das calotas polares.
b) Aumento da ocorrência de terremotos.
c) Mudanças nos regimes de chuvas.
d) Aumento dos níveis dos oceanos.
e) Aumento da ocorrência de furacões.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.
CORREÇÃO DA TAREFA DA ÚLTIMA SEMANA 03.08 – 10.08
Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 
c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br. 

- Responda: 
1. De acordo com o texto, por que o pai não conheceu seu filho? R.: 
2. O que o pai quer de fato expressar quando diz: “Eu tinha um filho e agora não o tenho mais...”? Explique. 
3. R.: 
4. Compartilhe (descreva aqui) uma experiência de aprendizado parecida com o relato do texto, que você adquiriu na convivência familiar. 
R.: 

SE EU PUDESSE VÊ-LO DE NOVO, JAMAIS SOLTARIA A MÃO DE MEU PAI.