segunda-feira, 13 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 04- Geografia

ASSUNTO: A POPULAÇÃO BRASILEIRA
1) População absoluta: Corresponde a soma de todos os habitantes de um determinado lugar. 2) População relativa: A relação existente entre o número de habitantes e a sua área territorial. A distribuição da população de um determinado lugar é influenciada por fatores naturais (clima, relevo) e econômicos( indústria, comércio, turismo). 


TAREFA: Copie o título e o texto inicial. Depois disso, copie e responda as questões abaixo no seu caderno. Para enviar a comprovação da atividade realizada, você pode responder as questões nessa página e enviar para a professora pela plataforma. 

1) Qual é a diferença entre a população absoluta e a população relativa?
2) Observe o mapa abaixo e explique com as suas palavras a frase “a população brasileira se distribui irregularmente por sua grande extensão territorial”.
3) Como pode ser definida a taxa de crescimento vegetativo?
4) Observe o mapa abaixo e responda o que se pede (as áreas mais escuras no mapa são as áreas mais povoadas, e quanto mais clara a área no mapa menos habitada é aquela região).
a) Cite as siglas dos estados nos quais se encontram as áreas mais escuras no mapa (as áreas mais habitadas)_____________________________________________________________.
b) Percebe-se que as áreas mais habitadas ficam próximas do oceano:______________.

MAPA DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Mapa do Brasil com sua densidade populacional.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 03- Religião - Profª Ester

Como estamos mais de 100 dias sem aula presencial. Nesta semana a atividade vai ser um pouco diferente. Quero que vocês leem o livrinho de 9 páginas, que do assunto que estamos vivendo dia após dia. Para acesso ao livro clique no link:https://drive.google.com/file/d/1Ev0EeXs1-MFmjJWbPX7vHUrnWvUBDQha/view?usp=sharing 

A ANSIEDADE.

Depois de ler o livrinho quero que vocês elaborem um texto no caderno de vocês sobre este título ANSIEDADE. Escrever o que vocês estão fazendo para combater esta ansiedade, de sair, de brincar, de passear, de ir para escola, de ir a igreja de ir nos lugares que vocês iam antes desta pandemia.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 02- Matemática

EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Para resolver uma expressão numérica, eliminamos os sinais de associação na seguinte ordem: ( ), [ ] e { }.Lembrando também de obedecer aos procedimentos dos sinais + ou - que precedem os mesmos. Além de resolver as operações na seguinte ordem:
a. multiplicação e divisão, na ordem em que aparecem;
b. soma e subtração na ordem em que aparecem.

Exemplos:

a. 10-[-8+(-18+6)]=
10-[-8+(-12)]=
10-[-8-12]=
10-[-20]
10+20=
30

b. -4+{5-[3-(-7+9)]}=
-4+{5-[3-(+2)]}=
-4+{5-[3-2]}=
-4+{5-[+1]}=
-4+{5-1}=
-4+{4}=
-4+4=
0

c. 2+(-12):(-3)-(-5).(+2)=
2+(+4)-(-10)=
2+4+10=
16

d. -12+[(-7-3):(-2)]=
-12+[(-10):(-2)]
-12+[+5]=
-12+5=
-7

Exercícios:

1. Resolva as seguintes expressões:

a. 14-(-10+5+3)=
b. -15+[-4-(-5+20)]=
c. 20-{-10+[+20-(-20+10)]}=
d. -12+(-6)-(-8-5)=
e. (-1).(-1).(-1).(-1).(-1)=
f. -5+(-3).(+8)=
g. (-6).(+5)-(-4).(+3)=
h. (-5+1).(-8+2)=
i. 6-(-6+4).(-5+9)=
j. -3-3.(-3)=
k. (-4+20):(-8)=
l. (-6-2+3):[-3.(-2+3)+8]
Aula não presencial - Semana 09
Aula 01- Educação Física

Esporte de Precisão:
O que é esporte de precisão?
Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar). 











Atividade:
Escolher um dos esportes citados acima. Realizar uma pesquisa sobre GOLFE com as principais regras, anotando-as no bloco da escola.
Abraços Prof. Gerson

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 11- Ciências

Olá! Tudo bem? Seguindo com as nossas aulas, nessa semana lanço um desafio que iniciará o assunto Placas Tectônicas. Vocês devem: 

→Imprimir a imagem a seguir; recortar cuidadosamente cada peça (que representa uma placa tectônica); montar o quebra-cabeças a ponto de formar o Mapa Mundi; colar cada peça no seu devido lugar; identificar o mapa com o título Placas Tectônicas; pintar de azul os oceanos e de marrom claro os continentes. 

→Fotografar e postar na plataforma ou enviar para o meu e-mail: carla.steffler@edu.doisirmaos.rs.gov.br


terça-feira, 7 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 10- Religião - Profª Ester
ATIVIDADE FAZER NO CADERNO: TIRAR UMA FOTO E ENVIAR.
Esta aula será sobre: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Escrever nas mãos 10 coisas que são tradição ou ensinamentos sagrados, que a sua família passa para você. Escreva nos dedos. Para isso fazer o desenho de suas mãos e em cada dedo escrever algo que é tradição ou ensinamento sagrado.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 09- Inglês
Hi guys! How are you?
Bem, continuaremos com os verbos irregulares no passado. Porém, coma forma interrogativa. É bem fácil. É igual aos verbos regulares. Lembrando que, sempre que vocês tiverem alguma dúvida, voltem aos conteúdos anteriores para uma revisão, ok? O mais vocês voltarem para rever o conteúdo, o mais fácil ficará! Para revisar, vou postar uma frase negativa e uma afirmativa no passado dos verbos irregulares. 
Exemplo: Yesterday I ate a delicious barbecue. (eat) (Ontem, eu comi um churrasco delicioso). = passado positivo
My sister didn’t drive a car. (not drive) –(Minha irmã não dirigiu um carro) =passado negativo
Passei uma tabela de verbos para vocês. Vocês tem que usá-la para fazer os exercícios abaixo).

SIMPLE PAST TENSE – INTERROGATIVE
 Na forma o passado interrogativo, usa-se o verbo auxiliar did (antes do sujeito da frase) e o verbo principal fica no infinitivo, ou seja, igual a regra dos verbos regulares. Veja os exemplos:







Aula não presencial - Semana 08
Aula 08- Educação Física
A importância dos alongamentos. É de extrema importância, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
Atividade:
Todos os dias desta semana vamos realizar uma sessão de alongamento. São 12 alongamentos conforme a imagem acima. Não esqueça sempre lado esquerdo e lado direito. Permaneça 20 segundos em cada posição. Mande uma foto de você alongando algum dia da semana.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 07- Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
1. O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso.
2. As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom.
3. Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br .

ASSUNTO DA SEMANA:
Sintonia a afinidade.
a) Leia com atenção o texto: “O poder transformador da empatia nas relações humanas” de Alzira Azeredo.
b) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

1. RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a. Descreva o que é Empatia?
b. De acordo com o texto, o que o livro: ”o poder da empatia” em resumo nos apresenta?
c. Quais os impedimento historicamente utilizados para não utilizar intensamente a empatia?
d. O exercício de “se colocar no lugar do outro” – da empatia – o que nos proporciona?
e. Explique o sentido da frase: “Fazer esforço consciente para se colocar no lugar de outra pessoa – inclusive no de nossos inimigos.”

A EMPATIA É UM SENTIMENTO LIVRE DE INTERESSES.
Keep calm and carry on. Mantenha a calma e continue.

O poder transformador da empatia nas relações humanas

Ao tentar se colocar no lugar do outro no trabalho, temos muito a ganhar expandindo nossa capacidade de compreensão 
Por Por Alzira Azeredo

A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações.” Segundo John Donne, nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo. Durante muito tempo pensou-se que a empatia fosse uma capacidade exclusivamente humana. Hoje, sabemos que diversas espécies animais são capazes de sentir empatia e coordenar impulsos “levando em consideração” o outro. Assim, nossa capacidade de sentir empatia está ligada à herança genética, que é uma consequência evolucionista. Segundo o autor (KRZNARIC, p. 28) do livro “O Poder da Empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”, a empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo, que herdamos do século passado. A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global. O autor denomina esta capacidade como uma espécie de pílula da paz. Historicamente, conseguimos enxergar alguns “impedimentos” que nos colocamos para usarmos intensamente a empatia: preconceito, autoridade, distância e negação. O preconceito é como uma venda em nossos olhos, é um julgamento feito em um momento considerando informações superficiais, sem comprovação; é um estereótipo do qual devemos fugir. Ao exercer enorme influências sobre os indivíduos, a autoridade foi utilizada como desculpa para cumprir tarefas execráveis. Também, não só a distância física, mas a temporal e, principalmente, a social, nos induzem a ser menos empáticos. E ainda, após sermos bombardeados com imagens de problemas sociais em diversas partes do mundo, com o tempo vamos nos tornando insensíveis a elas, “negando’’ sua existência. O uso de nosso eu empático pode também estar intrinsecamente ligado à resolução de questões do nosso dia a dia. Ao tentar se colocar no lugar do outro no ambiente de trabalho, temos muito a ganhar expandindo nossa capacidade de compreensão dos problemas que nos rodeiam. Este exercício nos proporciona experimentar outras visões diferentes das nossas e observar aspectos antes ignorados por nós, pela simples constatação que enxergamos tudo a nossa volta considerando nossas próprias experiências pregressas. Essas mesmas experiências nos moldam ao longo do tempo, desenvolvendo, mesmo que inconscientemente, o poder da empatia.

A habilidade de aceitar e conviver bem com a diversidade nos torna mais empáticos e tolerantes. É o que vai nos permitir entrar numa sala de reuniões de uma organização transnacional para uma apresentação a ser feita e transmitir a mensagem que queremos de forma adequada para cada membro da plateia. Outro aspecto muito importante que a empatia contribui é para a liderança. Nos dias de hoje, e com o modelo dinâmico de organizações que vivemos, não cabe mais o líder autocrático, altamente técnico, mas que não consegue se comunicar bem com seus liderados. É um exercício diário observar os colegas, subordinados e superiores e desenvolver a habilidade de ser empático com cada um deles. Isso significa compreender as demandas individuais e atendê-las de forma abrangente. Um subordinado demanda orientações para o desenvolvimento da tarefa de forma a contribuir com a meta do grupo em que está inserido. Um superior demanda informações já tratadas para o processo decisório. Mesmo tratando de um assunto comum, as abordagens são completamente diversas e cabe ao líder compreender essa diferença. Para isso, vai usar muito de sua capacidade de ser empático com ambos. Ser empático não se restringe às pessoas que conhecemos, mas principalmente com os desconhecidos ou mesmo com personalidades antagônicas. Este é um grande esforço que demanda sensibilidade, inteligência emocional e vontade, para se colocar no lugar do outro e experimentar uma nova perspectiva. Esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que precisa ser diariamente cultivada. As organizações têm muito a ganhar desenvolvendo a empatia em seus colaboradores, que naturalmente passam a trabalhar mais alinhados com seus líderes, uma vez que se sentem compreendidos. Isso gera coesão na equipe, e é um diferencial de mercado, que impacta na rentabilidade, gerando mais resultados. Precisamos reconhecer a empatia como uma força capaz de promover mudanças nos diversos meios onde atuemos. Podemos fazer esse exercício diariamente, em nossas famílias e em nosso ambiente de trabalho, melhorando nossas relações interpessoais. Fazer esforço consciente para se colocar no lugar de outra pessoa – inclusive no de nossos inimigos – para rasgar rótulos, reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas: eis um dos grandes diferenciais daqueles que se esforçam para se destacarem em liderança.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 06- Português
Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Tradições Juninas no Brasil
As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, depois, como os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam no mesmo mês, foram incorporados às festas juninas.
Com o passar do tempo, as festas juninas foram ganhando características das várias regiões do nosso país. Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro, com as fogueiras, bandeirinhas coloridas, barracas de comidas típicas e as danças de quadrilha. São tão populares quanto o carnaval. Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, é na região Nordeste que elas são mais difundidas. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são cidades famosas por suas festas e concursos de quadrilhas. O mês de junho é aproveitado também para agradecer aos santos pela colheita farta, principalmente a do milho. Não é à toa que a maioria das comidas típicas das festas juninas são feitas de milho, afinal, junho é mês de colhê-lo em muitas regiões. Tem opção para todos os gostos: pamonha, curau, milho cozido, canjica (ou mungunzá), cuscuz, pipoca, bolo de milho, broa de milho, bolo de fubá. Outras comidas típicas do período junino são pé de moleque, paçoca, arroz doce e quentão. Eta trem bão!
As roupas para dançar quadrilha são um espetáculo à parte. Os homens, vestidos de camisas xadrez, e as mulheres, de vestidos de chita coloridos e chapéus de palha, retratam um Brasil caipira. Em muitos estados, são promovidos grandes concursos de quadrilha.
Cuidados
Os fogos de artifícios e as bombinhas, que tanto encantam adultos e crianças, devem ser manuseados apenas por pessoas que tenham habilidade. Eles são explosivos, portanto, muito perigosos. Podem causar acidentes, queimaduras graves, amputações e até morte.
Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/cultura/festa-junina/festas-juninas>.

Questão 1 – Segundo o texto, as festas juninas surgiram na Europa e eram chamadas de
“joaninas”. Por quê?

Questão 2 – Na parte “Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro [...]”, a palavra
“elas” refere-se:
( ) às festas juninas.
( ) às danças de quadrilha.
( ) às barracas de comidas típicas.

Questão 3 – No período “São tão populares quanto o carnaval.”, o autor do texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma comparação.
( ) levanta uma hipótese.

Questão 4 – No segmento “[...] é na região Nordeste que elas são mais difundidas.”, o
vocábulo destacado desempenha a função de:
( ) explicar uma característica das festas juninas no Nordeste.
( ) intensificar uma característica das festas juninas no Nordeste.
( ) complementar uma característica das festas juninas no Nordeste.

Questão 5 – Na oração “[...] a maioria das comidas típicas das festas juninas são feitas
de milho [...]”, o verbo poderia ser empregado no singular. Reescreva-a, fazendo as
devidas alterações:

Questão 6 – O trecho “Eta trem bão!” é um exemplo da linguagem:
( ) técnica.
( ) regional.
( ) coloquial.

Questão 7 – Sublinhe, a seguir, a expressão que indica uma circunstância de lugar:
“Em muitos estados, são promovidos grandes concursos de quadrilha.”

Questão 8 – Na frase “Eles são explosivos, portanto, muito perigosos.”, o termo grifado
introduz:
( ) um fato que conclui o anterior.
( ) um fato que explica o anterior.
( ) um fato que contradiz o anterior.
Questão 9 – Como são festejadas as festas juninas na tua região?
Questão 10 – Quais os pratos servidos nas festas juninas na tua região?