Aula não presencial - Semana 02
Aula 02 - Geografia
Aula 02 - Geografia
Olá turmas do sexto anos: 6º-01 e 6º-02, Eu professora Ester, estou bem e espero que vocês e suas famílias também! E no meio desta pandemia, mesmo estando longe fisicamente, aos poucos vamos voltar a estudar.
Então, um dos conteúdos que estávamos estudando em GEOGRAFIA era sobre as paisagens. Lembram das naturais (criadas por Deus) e as modificações que homem fez (materiais). Fizeram desenhos sobre as paisagens. Então para relembrar tem essas atividades para vocês fazerem. Quem conseguir envia pelo mesmo programa e quem não conseguir faça no caderno, mas o responsável precisa assinar.
DATA DA ENTREGA: ATÉ 01-06-2020
Questão 1.
Observe a imagem, leia o texto e responda:
Disponível em:https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/1bim-proposta-professor_1539195551-1.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
Foto recente de praia. Comunidade faz mutirão e recolhe lixo em praia de Arembepe. Evento ocorreu [...] para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Disponível em: G1 Bahia, 16 set. 2017. Acesso em: 2 jul. 2018.
(A)
A
imagem e a manchete se complementam, pois em ambas é possível verificar ações
do ser humano para preservar o ambiente.
(B)
Apesar
de a imagem mostrar uma praia suja, isso ocorre em poucos lugares do mundo,
pois, como apresenta a manchete, o ser humano se conscientizou sobre suas ações
na natureza, havendo um equilíbrio em sua interação.
(C)
Apesar
de haver ações para reduzir o descarte desapropriado de resíduos, como apresenta
a manchete, ainda é necessário um grande trabalho de conscientização, pois o
ser humano segue poluindo e desequilibrando a natureza.
(D)
Não é
preciso se preocupar com o descarte desapropriado de resíduo em praias, pois
todas as praias são limpas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Questões 2 a
4.
Leia o texto
e responda as questões de 2 a 4.
O texto abaixo
apresenta a história da transformação da rua em que o senhor Francisco, de 55
anos, mora desde que era menino.
Quando eu era
moleque, essa rua aqui era muito diferente. Para começar, não tinha nenhum
prédio alto não, eram todas casas térreas e o calçamento era feito com
paralelepípedo, não tinha asfalto em todo lugar como é comum se ver hoje. No
final da rua, que sempre foi sem saída, tinha um pequeno córrego e havia também
muita árvore de frutas. Eu comia manga quase o ano todo, era só ir buscar no
final da rua. Hoje aqui tem esse mundaréu de prédio, só sobrou minha casa e
mais duas do lado. E as árvores do final da rua... ah, essas se foram todas,
para dar lugar a uma gráfica. Não tem mais manga aqui, planta mesmo, só esses
matinhos de enfeite que colocaram pra embelezar a frente “matinhos” de enfeite
que colocaram pra embelezar a frente ” de enfeite que colocaram pra embelezar a
frente dos prédios.
Disponível em:https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/1bim-proposta-professor_1539195551-1.pdf. Acesso em:
28 abr. 2020.
2. Indique as
alterações que ocorreram na rua do senhor Francisco.
3. Identifique algum
elemento que permaneceu sem alteração na rua do senhor Francisco.
5. Agora descreva
como é a sua rua onde mora. Faz tempo que moras ali? Que modificações
observaram durante os últimos anos, meses? Se não moras ali a muito tempo,
escreva como era o lugar a rua onde moravas. Use todos os detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário