quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 05
Aula 09- História

Olá turmas dos sétimos anos. DATA DA ENTREGA ENTRE:
17-06-2020 À 24-06-2020.
FAZER NO CADERNO O QUADRO ABAIXO.
COPIAR OU IMPRIMIR ENVIO DE UMA FOTO DO QUADRO.

Assim como na Europa, África, Ásia, aqui na AMÉRICA também tinha muitos habitantes,
eram os ÍNDIOS. Lembram que ano passado estudamos os povos aqui do Brasil.
Mas agora vamos conhecer grandes grupos que viveram aqui na AMÉRICA:
INCAS, MAIAS E ASTECAS.
TEM EXPLICAÇÕES NA SEQUÊNCIA SOBRE OS TRÊS POVOS.
Preencha o quadro com os dados solicitados sobre os povos Incas, Maias e Astecas.


A ASTECAS
MAIAS
INCAS
Onde viviam (lugar ou nome do país)





Nome da(s) cidade(s) mais importante(s)





Conhecimentos importantes (arquitetura ou técnicas)




Produtos cultivados na agricultura(Todos tinham produtos d agricultura)





Chefe de cada povo





Uma diferença em cada povo
Explique as chinampas

Escreva sobre as pirâmides
Escreva sobre as estradas

ASTECAS

Os astecas na sua origem viveram em Aztlán (território dos atuais Estados Unidos), no norte da América. Eles deixaram a sua região de origem em busca de terras férteis. Depois de muito caminhar, chegaram ao Vale do México, na beira do lago Texcoco e suas ilhas, onde fundaram a cidade de Tenochtitlán = atual cidade do México, em 1325. Os astecas eram também denominados de mexicas.
Aos poucos, por meio da guerra e de alianças políticas, os astecas dominaram diversos povos da região. Assim, a cidade de Tenochtitlán passou a ser a cabeça de um grande império: o Império Asteca.
Os povos submetidos aos astecas eram obrigados a pagar impostos. Caso se recusassem, eram castigados com punições – que incluíam saques e rapto de pessoas.  Além de pagar impostos, os povos dominados também eram obrigados a cultuar o deus Huitzilopochtli (veja imagem).  
Os principais deuses astecas eram Huitzilopochtli; era o deus asteca do Sol e da Guerra. Em sua honra, os astecas construíram a principal pirâmide de Tenochtitlán e ofereciam o coração de um guerreiro sacrificado em sua homenagem.  Também havia Quetzalcoált, deus do vento, a serpente emplumada, que representava a sabedoria e o conhecimento. E o deus Tlaloc, deus da chuva e dos fenômenos reluzentes. Crianças eram sacrificadas em sua homenagem.  

MAIAS

Os maias são uma das civilizações mais antigas da América. Seus ancestrais viviam nas montanhas da atual Guatemala, desde 2.500a.C. Os maias eram um povo de caçadores e coletores e estavam sempre se deslocando pela selva em busca de alimentos (caça, pesca e colheita). Com o tempo, domesticaram plantas, como o feijão, o milho e a pimenta.
Acabaram se estabelecendo na península de Yucatán, onde fundaram cidades como Tikál e Copán. Ocuparam também cidades já existentes, como Uxmal e *Chichen-Itzá, no norte. 
Se olhamos num mapa atual, a área onde a civilização maia se desenvolveu corresponde ao sul do México, quase toda a Guatemala, parte de El Salvador, de Belize e de Honduras.  
(*As ruínas da cidade de Chichen-Itzá (povo maia),  são uma das Sete Maravilhas do mundo Moderno.
Os maias desenvolveram conhecimentos de matemática e astronomia, elaborando um sofisticado calendário. Os maias também eram politeístas, isto é, cultuavam vários deuses. Exemplo: Hunab Kú, principal deus para os maias, criador de tudo; Itzamná, deus senhor do céu, da noite e do dia. Também havia Kukulkán, deus do vento e Kinich Ahau, deus do Sol.   Os maias viviam em cidades com governo, leis e costumes próprios, chamadas cidade-Estado. Eles nunca chegaram a constituir um império, assim como os astecas e os incas.

INCAS 

Enquanto caminhavam à procura de terras férteis, acredita-se que os incas chegaram ao interior da Cordilheira dos Andes por volta do século XIII. Eles começaram suas vidas nessas terras altas, trabalhando como pastores e camponeses e construíram a cidade de Cuzco. Aos poucos, foram aumentando seus domínios se unindo a povos da região ou conquistando-os, atingindo uma superfície de 950mil km2 de terras conquistadas.
No ano de 1438, fundaram um Império, onde Pachacuti foi o primeiro imperador. Durante a formação do império, os incas assimilaram elementos de outras culturas, como o quéchua (língua que mais tarde foi espalhada pelos Andes). O império se expandiu. Havia várias estradas na encosta das montanhas, ligando entre si as regiões do império. Desde a infância jovens eram treinados para correr por elas e levar informações e produtos. A capital do império era Cuzco. 
Outra cidade inca é Machu Picchu, chamada de “a cidade perdida dos incas”. Localizada no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, atual Peru, foi construída no século XV por ordem do imperador. Descoberta em 1911, lá existem construções de pirâmides em degraus, templos, calendários solares e outras obras
.
Os incas também adoravam vários deuses, como: Viracocha, o deus da criação. Criou o céu, a terra, o oceano, o sol, a lua e a primeira raça humana Inti, o Sol; filho de Viracocha, considerado o deus mais importante dos incas, era o deus Sol Mama Kilya,  ela era a mãe lua e também estava associada à chuva Pacha Mama, deusa na forma de um dragão responsável pela vida de tudo na Terra Pacha Camac, o céu, deus invisível que controla o elemento do ar e concede milagres ao povo.  O Império inca se desenvolveu onde hoje estão os países: Peru, Equador, a Bolívia e o Chile.

MAPA COM LOCALIZAÇÃO DE ASTECAS MAIAS E INCAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário