terça-feira, 14 de julho de 2020


Aula não presencial - Semana 09
Aula 05- História

DO QUE SOMOS FEITOS?
Podemos afirmar que somos feitos de tempo, isto é, somos seres históricos, formados pela herança cultural dos antepassados e, a partir dela, construímos o nosso presente. Cada geração assimila a herança cultural que os seus pais, avós, tataravós e toda a humanidade produziu antes. O passado não está morto, porque é através dele que fazemos o nosso dia a dia, o passado é que dá sentido ao nosso presente. Duvida? Vamos ver alguns exemplos para pensar nisso.
Cruz De Cristo | Baixe Vetores, Fotos e arquivos PSD Grátis

Fazemos e usamos inúmeras coisas na nossa vida cotidiana, não é mesmo, mas você já parou para pensar porque faz algumas delas? Veja só, se você é cristão (Católico ou Evangélico) certamente já foi a alguma igreja, assistiu algum culto e orou a Deus. Pois bem, essa é uma das heranças do Império Romano, pois foi o Imperador Constantino I em 313 que fez do cristianismo a religião oficial do Império e assim ajudou a espalhar pelo mundo o evangelho. Hoje o cristianismo é a maior religião do mundo. Depois, na Idade Média, além da religião, muitas formas de agricultura também foram surgindo, uma dessas mudanças foi a expansão das áreas de cultivo por meio da derrubada de florestas, da drenagem de pântanos e da obtenção de terras através de barragens.

Nos tempos do feudalismo, o espaço cultivado era restrito. Existiam grandes espaços de mata virgem, de onde as pessoas tiravam alimento, como caça, coleta de frutos, sementes, etc., para completar a sua dieta. Também houve importantes inovações técnicas, como: O uso da charrua (um tipo de arado mais pesado), a adoção do sistema de rodízio dos campos de plantio, melhor utilização do cavalo na agricultura, entre outras que vamos conhecer agora. A charrua era mais eficiente do que o arado simples (em geral, feito de madeira), porque era mais forte e rápida, puxada por animais, feita de ferro permitia revolver a terra e trazer para a superfície os nutrientes das camadas inferiores. Assim, o aproveitamento das sementes e a colheita era maior. As máquinas de arada modernas são resultado do aperfeiçoamento das antigas charruas.  
Já com relação à adoção do sistema trienal: a cada ano, em um dos campos, se mudava o produto cultivado. Esse sistema aumentou o tamanho da área produtiva e permitiu fazer uma maior variedade de cultivos, como: trigo, centeio, cevada, aveia; além de plantarem leguminosas como ervilha, lentilha e outros. Isso acrescentava proteínas à dieta humana. Os principais produtos cultivados na época medieval eram os cereais – base da alimentação da maioria das pessoas. Essa forma de plantio permanece até hoje, pois o rodizio permite a recuperação da terra e variação de plantio.












Até a forma como se atrelam cavalos surgiu na Idade Média. Por volta do século X se passou a atrelar o animal pelo peito, o que fazia ele ter mais força e render mais no trabalho; antes, as correias eram colocadas no pescoço do animal, e isso o sufocava. Outra herança marcante são as feiras, essa forma de reunir comerciantes em um único lugar para vender seus produtos. Na idade Média, as feiras traziam vida às cidades, ocorriam próximo a castelos e rios, onde se reuniam as pessoas e mercadorias provenientes de diferentes lugares do mundo... e ainda hoje, as feiras, o comércio, são fundamentais na vida urbana, você certamente já foi em alguma. 
Ah, você sabe que dia é hoje? Qual mês e ano? Pois bem, o calendário que usamos também é herança do Império Romano e da Idade Média, pois foi um monge do século VI que estabeleceu o sistema de contar os anos a partir do nascimento de Cristo. Mais ainda, ao escrever: 13/07/2020 – usamos os chamados algarismos arábicos, inventados na Índia e levados pelos árabes para a Europa, onde foram aperfeiçoados e difundidos desde o começo do século XIII. Os números arábicos permitem fazer cálculos matemáticos com mais facilidade, são mais simples e completos que os algarismos romanos anteriormente utilizados. A mesma data em Romanos ficaria assim: XII/VII/mmxx
Tem mais, o relógio, a tradição de comer à mesa e até mesma a nossa língua, são heranças do período medieval. Hoje vivemos preocupados com uma nova pandemia, pois naquele tempo houveram também muitas pestes, como a Bubônica (peste Negra), transmitida pela picada de pulgas de ratos, e a pneumônica, que passava pelo contato com humanos contaminados. Perceberam que usando máscaras e mantendo distanciamento social a infecção era menor, isso te lembra algo? Perceba como muitos dos nossos hábitos e conhecimentos são resultado de gerações passadas, e que a história tem muito a ensinar. Da mesma forma, tudo o que vivemos, aprendemos e criamos de novo ficará marcado para as futuras gerações. Então pensando em tudo isso que já ocorreu faça a seguinte atividade.

ATIVIDADES: VOCÊS DEVEM DESCREVER O QUE MUDOU NA CASA DE VOCÊS DESDE QUE NÃO ESTA TENDO MAIS AULA PRESENCIAL. POR QUÊ JÁ PASSARAM MAIS DE 100 DIAS. E O QUE VOCÊS ACHAM QUE VAI MUDAR DAQUI PARA FRENTE EM NOSSA SOCIEDADE, OU SE UM DIA VAI VOLTAR A SER COMO ERA ANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário